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{"id":8611,"date":"2008-12-15T00:00:00","date_gmt":"2008-12-15T02:00:00","guid":{"rendered":"http:\/\/www.apufsc.org.br\/2008\/12\/15\/duas-verdades\/"},"modified":"2008-12-15T00:00:00","modified_gmt":"2008-12-15T02:00:00","slug":"duas-verdades","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.apufsc.org.br\/2008\/12\/15\/duas-verdades\/","title":{"rendered":"Duas verdades"},"content":{"rendered":"

Os acontecimentos que envolveram a assembl\u00e9ia geral para a funda\u00e7\u00e3o do Sindicato dos Professores das Institui\u00e7\u00f5es Federais de Ensino Superior de Porto Alegre, sob duas vers\u00f5es na web, s\u00e3o bastante significativos e revelam o estado atual de profunda crise vivida pelo Movimento Docente no pa\u00eds. A primeira vers\u00e3o \u00e9 a oficial da pr\u00f3pria AD: http:\/\/www.adufrgs.org.br\/conteudo\/home.asp e a segunda da Associa\u00e7\u00e3o dos Servidores T\u00e9cno-Administrativos da UFRGS: http:\/\/www.assufrgs.com.br\/site2006\/site\/?inc=noticia_mostraEampd+noticia_id=1515 .<\/a><\/p>\n

Como s\u00e3o duas as vers\u00f5es, vou pressupor que ambas s\u00e3o verdadeiras.<\/p>\n

Isto \u00e9: i) que a assembl\u00e9ia foi tumultuada durante duas horas e meia por manifestantes que se opunham \u00e0 desvincula\u00e7\u00e3o da ADUFRGS da Andesd+ ii) que a assembl\u00e9ia foi realizada com a presen\u00e7a de seguran\u00e7as que limitaram o acesso \u00e0 assembl\u00e9ia aos professores associadosd+ iii) que aceitou-se o voto por procura\u00e7\u00e3o e iv) que os manifestantes que se opunham \u00e0 funda\u00e7\u00e3o estavam em minoria na assembl\u00e9ia e em fun\u00e7\u00e3o disso decidiram virar a mesa, arrancar microfones e sair bufando, o que justifica que a funda\u00e7\u00e3o tenha recebido apenas 4 votos contr\u00e1rios contra 436 a favor.<\/p>\n

Mas admitindo-se essas duas verdades, o que isso significa?…<\/p>\n

Um dos argumentos que encontrei na web foi de que a decis\u00e3o estaria contrariando o Art. 47 do Regimento geral da ADUFRGS (http:\/\/defenderadufrgs.wordpress.com\/2008\/11\/21\/esclarecimentos\/<\/a>) uma vez que a desvincula\u00e7\u00e3o da Andes estaria desfigurando aquela AD e, portanto, pressupostamente, dissolvendo-a, o que exigiria para isso um quorum de 2\/3 de todos os associados da ADUFRGS.<\/p>\n

Ser se\u00e7\u00e3o sindical significa, de acordo com os pr\u00f3prios estatutos da Andes, que os professores individualmente s\u00e3o sindicalizados, devendo contribuir com 0,2% de seus ganhos brutos para a Andes, de modo a poderem beneficiar desta condi\u00e7\u00e3o (para a Apufsc isso significa que a cada m\u00eas enviamos R$ 26.640,00 para l\u00e1). O que as AD”s fazem \u00e9, sindicalizar os professores, isto \u00e9, repassar esta contribui\u00e7\u00e3o ao sindicato, fazendo assim, idealmente, com que esta AD possa usar o Sindicato (Andes) como substitutivo processual em a\u00e7\u00f5es coletivas.<\/p>\n

Com a suspens\u00e3o do registro, nada disto est\u00e1 valendo, desde 2003.<\/p>\n

Mas, antes de sermos uma se\u00e7\u00e3o sindical da Andes, somos uma Associa\u00e7\u00e3o de Professores. Em nosso caso, por exemplo, a Apufsc foi constitu\u00edda como Associa\u00e7\u00e3o em uma assembl\u00e9ia e como Se\u00e7\u00e3o Sindical da Andes em outra assembl\u00e9ia, posterior \u00e0 primeira. Essa mudan\u00e7a ocorreu pela modifica\u00e7\u00e3o de seus estatutos, transformando-o em Regimento Geral, numa assembl\u00e9ia cujo quorum e regras foram o que estava estabelecido nos seus estatutos. Naquela assembl\u00e9ia n\u00e3o se dissolveu a Apufsc-Associa\u00e7\u00e3o para transform\u00e1-la em Apufsc-SSind. De fato, isso seria imposs\u00edvel, pela regra acima imposta nos estatutos da Apufsc-Associa\u00e7\u00e3o, extremamente exigente quanto ao quorum para dissolu\u00e7\u00e3o. E, da mesma forma, assim como uma assembl\u00e9ia transformou a Apufsc- Associa\u00e7\u00e3o numa SSind da Andes, uma mesma assembl\u00e9ia pode reverter a decis\u00e3o, bastando para isso mudar o regimento e transform\u00e1-lo em estatutos, seguindo as regras e as leis do mesmo regimento existente.<\/p>\n

Sem essa de dissolu\u00e7\u00e3o (isso \u00e9 “conversa para boi dormir”… e como n\u00e3o somos “bois”…).<\/p>\n

E ap\u00f3s essa transforma\u00e7\u00e3o, em nossa condi\u00e7\u00e3o de Associa\u00e7\u00e3o, seremos livres para seguir a op\u00e7\u00e3o que se nos apresente como a melhor.<\/p>\n

Voltando \u00e0 AG da UFRGS.<\/p>\n

De uns “bons” anos para c\u00e1, o movimento docente perdeu a unidade em fun\u00e7\u00e3o, sobretudo, dos descontentamentos dos professores com a forma como a Andes est\u00e1 tratando os nossos problemas mais cruciais: sal\u00e1rios, condi\u00e7\u00f5es de trabalho, a\u00e7\u00f5es trabalhistas,…e por a\u00ed adiante.<\/p>\n

Essas duas verdades significam tamb\u00e9m que este processo de transforma\u00e7\u00e3o, retratado nas manchetes pelos movimentos que est\u00e3o ocorrendo na UFRGS, UFMG, UFSCAR, UFBA, e outras (incluindo a UnB e a UFSC), n\u00e3o est\u00e1 sendo suficientemente discutido… que o frango est\u00e1 sendo retirado do forno antes do tempo.<\/p>\n

Deste modo, vejo com maus olhos quando uma associa\u00e7\u00e3o de professores do ensino superior precisa recorrer \u00e0 seguran\u00e7as para garantir uma assembl\u00e9ia. Da mesma forma, ainda que, acreditando que o voto por procura\u00e7\u00e3o \u00e9 legalmente v\u00e1lido em qualquer associa\u00e7\u00e3o civil, acho-o moralmente incorreto e, sobretudo, inconseq\u00fcente. Enfim, em minha opini\u00e3o, consultas eletr\u00f4nicas ter\u00e3o sempre o valor de consulta, mas n\u00e3o podem ser f\u00f3rum de delibera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

No outro extremo, n\u00e3o h\u00e1 como negar a total desvincula\u00e7\u00e3o entre a Andes e os professores das universidades, o uso dessa estrutura como um aparelho para objetivos pol\u00edtico-partid\u00e1rios (e mesmo pessoais) e a extrema incompet\u00eancia com que nossos problemas est\u00e3o sendo tratados no \u00e2mbito da Andes.<\/p>\n

Tamb\u00e9m n\u00e3o h\u00e1 como negar que este divisionismo s\u00f3 \u00e9 agravado por nossos religiosos-fundamentalistas que acabaram parados no tempo e que, ainda que idealistas, apegados que s\u00e3o a um passado glorioso, est\u00e3o sem entender as transforma\u00e7\u00f5es que precisamos, em fun\u00e7\u00e3o das mudan\u00e7as ocorridas, surdos que s\u00e3o aos ru\u00eddos que os contrariam.<\/p>\n

Isso \u00e9 tamb\u00e9m agravado por colegas nossos que n\u00e3o est\u00e3o dispostos a dedicar uma parte do seu tempo para discutir com pessoas, colegas seus, sobre id\u00e9ias que n\u00e3o s\u00e3o as suas.<\/p>\n

Desse modo, o que aconteceu na UFRGS foi, em minha opini\u00e3o, o resultado da falta de amadurecimento de um processo que para ser conseq\u00fcente exigiria: a) o envolvimento pessoal de cada um dos professores da UFRGS dispostos a este processo de mudan\u00e7a e b) um intenso processo de discuss\u00e3o entre pessoas que, n\u00e3o sendo extremistas, eventualmente “n\u00e3o se gostam”… mas cujas opini\u00f5es precisam ser respeitadas.<\/p>\n

Tamb\u00e9m em minha opini\u00e3o, \u00e9 necess\u00e1rio que este processo de transforma\u00e7\u00e3o nas\u00e7a do conjunto de professores e n\u00e3o sobre decis\u00f5es de gabinete (sobre meia d\u00fazia de “iluminados”).<\/p>\n

E, que os extremos sejam ignorados… os de l\u00e1 e o de c\u00e1. N\u00e3o h\u00e1 lugar para extremos neste processo de reconstru\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Nosso patr\u00e3o, o governo federal, precisa n\u00e3o s\u00f3 nos ouvir, mas ter o interesse em nos ouvir. Para isso precisamos ter for\u00e7a em nossa condi\u00e7\u00e3o de segmento do Estado. For\u00e7a em um sindicato significa a uni\u00e3o em torno de objetivos que nos sejam comuns a todos e n\u00e3o \u00e0 meia d\u00fazias, ou aos nossos extremos.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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