Projetos foram apresentados na Semana Brasileira de Educa\u00e7\u00e3o Midi\u00e1tica<\/em><\/strong><\/p>\n\n\n\n A educa\u00e7\u00e3o midi\u00e1tica \u00e9 uma ferramenta com grande potencial para ajudar na forma\u00e7\u00e3o da cidadania, em especial de jovens e adolescentes. Partindo dessa premissa, a Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social (Secom) da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica promoveu a 2\u00aa Semana Brasileira de Educa\u00e7\u00e3o Midi\u00e1tica<\/strong>, f\u00f3rum de discuss\u00f5es e troca de experi\u00eancias entre diversas iniciativas desenvolvidas em todo o territ\u00f3rio nacional.<\/p>\n\n\n\n Iniciados na ter\u00e7a-feira, dia 29, os webin\u00e1rios seguem at\u00e9 o dia 1\u00ba de novembro, com palestras de incentivo ao \u201cuso das m\u00eddias de forma cr\u00edtica, propiciando a estudantes e educadores ferramentas para atuar em sala de aula no cen\u00e1rio das novas tecnologias\u201d. A iniciativa faz parte da Estrat\u00e9gia Nacional das Escolas Conectadas (Enec), lan\u00e7ada pelo governo federal em 2023. Entre as entidades parceiras, est\u00e1 a Empresa Brasil de Comunica\u00e7\u00e3o (EBC).<\/p>\n\n\n\n Durante a cerim\u00f4nia de abertura, o coordenador do setor de comunica\u00e7\u00e3o e informa\u00e7\u00e3o da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas para a Educa\u00e7\u00e3o, a Ci\u00eancia e a Cultura (Unesco) no Brasil, Adauto Soares, destacou que, ciente da import\u00e2ncia do jornalismo para o bom funcionamento da democracia, a Unesco tem desenvolvido trabalhos de estrutura\u00e7\u00e3o de curr\u00edculo para a pr\u00e1tica jornal\u00edstica.<\/p>\n\n\n\n \u201cPercebemos que, nos pa\u00edses que perdem a democracia, os cursos de jornalismo tendem a ficar mais infantilizados. Por isso a Unesco criou um modelo do curso de jornalismo, com o objetivo de nivelar o conhecimento no mundo\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n Assessora de pol\u00edticas educacionais da Uni\u00e3o Nacional dos Dirigentes Municipais de Educa\u00e7\u00e3o (Undime), Vivian Melcop citou, como desafio a ser encarado pelas secretarias de Educa\u00e7\u00e3o o de ajudar os estudantes a aprenderem a interpretar textos.<\/p>\n\n\n\n Segundo ela, a efici\u00eancia desse processo passa pela \u201chorizontalidade entre educa\u00e7\u00e3o e comunica\u00e7\u00e3o\u201d, levando em considera\u00e7\u00e3o o bom uso dos aparatos tecnol\u00f3gicos, em especial os midi\u00e1ticos. \u201cA Intelig\u00eancia Artificial [IA] veio para ficar. Temos de ensinar como utiliz\u00e1-la para seu benef\u00edcio, e n\u00e3o para coisas il\u00edcitas.\u201d<\/p>\n\n\n\n Estender essa preocupa\u00e7\u00e3o a outros p\u00fablicos, como os idosos, foi uma quest\u00e3o defendida pela conselheira Pilar Lacerda, do Conselho Nacional da Educa\u00e7\u00e3o. \u201cN\u00e3o s\u00f3 as crian\u00e7as. Todos somos dependentes do celular nos dias de hoje. Precisamos promover [de forma ampla] a compreens\u00e3o de que a escola \u00e9 o espa\u00e7o da forma\u00e7\u00e3o\u201d, disse ela, ao criticar posicionamentos apresentados com o intuito de diminuir esse papel fundamental da escola.<\/p>\n\n\n\n \u201cN\u00e3o \u00e0 toa, quem mais propaga not\u00edcias falsas defende a escola militarizada; essa escola da instru\u00e7\u00e3o, onde crian\u00e7as e jovens n\u00e3o v\u00e3o refletir sobre as coisas\u201d, acrescentou Vivian, ao enfatizar que, nos dias atuais, \u201ccom tudo acontecendo ao mesmo tempo, temos dificuldade em diferenciar o que \u00e9 e o que n\u00e3o \u00e9 verdade\u201d.<\/p>\n\n\n\n Fechando a mesa de abertura, o secret\u00e1rio de Pol\u00edticas Digitais da Secom, Jo\u00e3o Brant, disse que o ministro Paulo Pimenta sempre defendeu o uso da educa\u00e7\u00e3o midi\u00e1tica como uma relevante ferramenta para mobilizar \u201cquest\u00f5es mais profundas, de forma a modificar a desorganiza\u00e7\u00e3o que nosso tecido social enfrenta, e que marca a forma\u00e7\u00e3o de nossa sociedade\u201d.<\/p>\n\n\n\n \u201cUma sociedade que tem di\u00e1logo e capacidade de entender as diferen\u00e7as, na busca de acordos, \u00e9 uma sociedade viva\u201d, disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n<\/blockquote>\n\n\n\n O uso do jornalismo em processos educativos foi um dos temas debatidos durante o webin\u00e1rio, que apresentou experi\u00eancias bem-sucedidas como a do Projeto Luz Negra, que desenvolve trabalhos de jornalismo e de educa\u00e7\u00e3o antirracista em escolas municipais da Para\u00edba.<\/p>\n\n\n\n Segundo a integrante do projeto Gabryele Martins, um dos carros-chefe da iniciativa \u00e9 a promo\u00e7\u00e3o de debates sobre a cultura afro. \u201cUsamos, por exemplo, a linguagem fotogr\u00e1fica para esses fins\u201d, disse ela, ao destacar o alcance da comunica\u00e7\u00e3o visual para repassar tais conte\u00fados.<\/p>\n\n\n\n Representante da iniciativa Afonte, Jornalismo de Dados, no Rio Grande do Sul, Ta\u00eds Seibt explicou que seu grupo promove conhecimento sobre dados em comunica\u00e7\u00e3o digital, verifica\u00e7\u00e3o de conte\u00fados e letramento midi\u00e1tico, inclusive oferecendo cursos online sobre fact-checking (verifica\u00e7\u00e3o ou checagem de fatos), jornalismo de dados e marketing pol\u00edtico nas redes sociais. \u201cPromovemos treinamentos para leitura cr\u00edtica da m\u00eddia e de combate \u00e0 desinforma\u00e7\u00e3o\u201d, explicou.<\/p>\n\n\n\n Outra iniciativa apresentada durante o webin\u00e1rio \u00e9 a do curso online Vaza, Falsiane. \u201cTrata-se de uma estrat\u00e9gia de combate a not\u00edcias falsas e desinforma\u00e7\u00e3o. Nosso desafio \u00e9 o de ajudar as pessoas a, melhor conhecendo as redes sociais, diminu\u00edrem os riscos de serem enganadas e, consequentemente, acabarem enganando outras pessoas, ao compartilhar tais informa\u00e7\u00f5es\u201d, disse Ivan Paganotti, um dos desenvolvedores do curso.<\/p>\n\n\n\n \u201cA educa\u00e7\u00e3o midi\u00e1tica busca desenvolver tanto a compreens\u00e3o cr\u00edtica quanto a participa\u00e7\u00e3o ativa, possibilitando aos jovens interpretar e avaliar criteriosamente seu consumo da m\u00eddia. Al\u00e9m disso, permite que eles se tornem produtores de m\u00eddia com autonomia\u201d, acrescentou Ivan Paganotti.<\/p>\n<\/blockquote>\n\n\n\n Entre os produtos disponibilizados pelo curso Vaza, Falsiane est\u00e3o v\u00eddeos, memes, textos, imagens e testes interativos que, fazendo uso da linguagem com a qual os jovens est\u00e3o habituados, podem ser utilizados em salas de aula.<\/p>\n\n\n\n A quest\u00e3o ambiental foi tamb\u00e9m largamente abordada durante o webin\u00e1rio. Coordenadora do programa de extens\u00e3o Educomunica\u00e7\u00e3o de Rond\u00f4nia (Peducom), a professora de jornalismo da Universidade Federal de Rond\u00f4nia Evelin Morales defendeu que a cidadania precisa vir acompanhada de a\u00e7\u00f5es que a coloquem em pr\u00e1tica.<\/p>\n\n\n\n Dirigindo-se aos professores que enxergam na educa\u00e7\u00e3o midi\u00e1tica uma possibilidade de \u201cfacilitar processos de rela\u00e7\u00f5es e express\u00f5es com os estudantes\u201d, ela sugere que os docentes estimulem produ\u00e7\u00f5es do processo criativo dos jovens, para que, assim, esses produtos fa\u00e7am sentido para toda a comunidade.<\/p>\n\n\n\n \u201cEstimular e engajar a juventude para essa cr\u00edtica e para o uso de m\u00eddia com responsabilidade \u00e9 tamb\u00e9m parte do processo de educa\u00e7\u00e3o de m\u00e3o dupla, beneficiando educadores e professores\u201d, justificou a professora.<\/p>\n<\/blockquote>\n\n\n\n Uma experi\u00eancia desenvolvida na Universidade Federal de Jata\u00ed usa a ci\u00eancia para, ao conscientizar jovens, evitar a propaga\u00e7\u00e3o de desinforma\u00e7\u00f5es que podem at\u00e9 mesmo colocar a vida das pessoas em risco. Essa \u00e9 uma das preocupa\u00e7\u00f5es do projeto Quest\u00f5es Contempor\u00e2neas do Ensino de Ci\u00eancias e Biologia, disciplina que, segundo a professora Helo\u00edsa Assun\u00e7\u00e3o, nasceu em meio a um contexto negacionista da ci\u00eancia \u201cque distorce fatos e evid\u00eancias\u201d.<\/p>\n\n\n\n \u201cEsse problema tem ganhado for\u00e7a com o crescimento das tecnologias. Por isso discutimos tamb\u00e9m os efeitos negativos das redes sociais\u201d, explicou a professora. \u201cNo contexto da biologia, por exemplo, para discutirmos fake news, elaboramos not\u00edcia falsa sobre vacina para problematizar o assunto em debates com os estudantes. Esse \u00e9 um tema relevante nesse contexto de movimentos antivacinas\u201d, argumentou.<\/p>\n\n\n\n Representando o Observat\u00f3rio de Jornalismo Ambiental, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), a professora aposentada Ilza Girardi disse que a ideia surgiu em 2019, a partir da constata\u00e7\u00e3o de que havia, na institui\u00e7\u00e3o, uma grande quantidade de pesquisas e produ\u00e7\u00f5es acad\u00eamicas sobre o tema.<\/p>\n\n\n\n Baseado nessas produ\u00e7\u00f5es, o grupo desenvolveu alguns \u201cpressupostos de jornalismo ambiental\u201d que podem ser usados como par\u00e2metros a serem seguidos por profissionais que cobrem a \u00e1rea. \u201cAvaliamos reportagens publicadas sobre a quest\u00e3o ambiental na m\u00eddia nacional, de forma a valorizar o saber cient\u00edfico, mas dando voz aos saberes tradicionais\u201d, resumiu a professora.<\/p>\n\n\n\n Outra iniciativa apresentada nesta quarta-feira, dia 29, foi a Educa\u00e7\u00e3o para a M\u00eddia em Comunidades Ind\u00edgenas, desenvolvida pelo Instituto de Forma\u00e7\u00e3o Interdisciplinar e Intercultural da Universidade Federal do Oeste do Par\u00e1 (Ufopa).<\/p>\n\n\n\n Segundo o coordenador da oficina de cibercultura do projeto, Doriedson Almeida, h\u00e1 trabalhos voltados a cinco ou seis etnias da regi\u00e3o. Os trabalhos midi\u00e1ticos s\u00e3o preparados na l\u00edngua nativa dessas etnias e posteriormente s\u00e3o traduzidos. A ideia \u00e9 criar canais de divulga\u00e7\u00e3o desses conte\u00fados, o que poder\u00e1 abranger tanto podcasts como tamb\u00e9m r\u00e1dios e canais de TV.<\/p>\n\n\n\n Representante do Centro Integrado de Educa\u00e7\u00e3o de Jovens e Adultos (Cieja) Perus, Rossini Castro apresentou alguns dos trabalhos de educomunica\u00e7\u00e3o desenvolvidos para surdos. \u201cO acesso a recursos audiovisuais \u00e9 ainda restrito para esse p\u00fablico. Nesse sentido, a educa\u00e7\u00e3o midi\u00e1tica tem fun\u00e7\u00e3o de democratizar o direito humano de acesso de todos \u00e0 escola, com participa\u00e7\u00e3o e equidade\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 poss\u00edvel promover tamb\u00e9m a sa\u00fade, a partir da comunica\u00e7\u00e3o comunit\u00e1ria e da educa\u00e7\u00e3o midi\u00e1tica. Esse \u00e9 um dos desafios do Projeto Juventude e Promo\u00e7\u00e3o da Sa\u00fade, desenvolvido pelo Canal Sa\u00fade da Funda\u00e7\u00e3o Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n A representante do projeto no webin\u00e1rio, Nicole Le\u00e3o, destacou que a iniciativa desenvolve diversas oficinas ligadas a temas de sa\u00fade, relacionados aos problemas percebidos pela comunidade local. \u201cA gente amplifica vozes marginalizadas e narrativas locais, principalmente para o combate \u00e0 desinforma\u00e7\u00e3o e \u00e0s fake news\u201d, explicou ela, ao apresentar o site e o jornal Fala, Manguinhos, que disponibiliza \u00e0 comunidade os conte\u00fados que s\u00e3o considerados mais relevantes.<\/p>\n\n\n\n A elabora\u00e7\u00e3o de pe\u00e7as publicit\u00e1rias ajuda crian\u00e7as e adolescentes a se conscientizarem, de forma a transformar o seu entorno social. Trata-se, portanto, de uma importante ferramenta pedag\u00f3gica, segundo P\u00e2mela Craveiro, do Laborat\u00f3rio de Estudos e Observa\u00e7\u00e3o de Publicidade, Comunica\u00e7\u00e3o e Sociedade \u2013 iniciativa desenvolvida na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).<\/p>\n\n\n\n \u201cUsamos a publicidade para, em linguagem l\u00fadica e simples, desenvolver habilidades culturais, criativas, cr\u00edticas e cidad\u00e3s, de forma a estimular crian\u00e7as e adolescentes a pensarem quest\u00f5es como consumo midi\u00e1tico e o seu entorno social\u201d, explicou P\u00e2mela.<\/p>\n<\/blockquote>\n\n\n\n Fonte: Ag\u00eancia Brasil<\/a><\/strong><\/p>\n\n\n\n Projetos foram apresentados na Semana Brasileira de Educa\u00e7\u00e3o Midi\u00e1tica […]<\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":42,"featured_media":76792,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[558],"tags":[5200,1836,237,1942,2500],"class_list":{"0":"post-76786","1":"post","2":"type-post","3":"status-publish","4":"format-standard","5":"has-post-thumbnail","7":"category-agencia-brasil","8":"tag-educacao-midiatica","9":"tag-fake-news","10":"tag-leia1","11":"tag-newsletter","12":"tag-secom"},"yoast_head":"\nEduca\u00e7\u00e3o e comunica\u00e7\u00e3o<\/h3>\n\n\n\n
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Pr\u00e1ticas de jornalismo na escola<\/h3>\n\n\n\n
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Educa\u00e7\u00e3o midi\u00e1tica, meio ambiente e mudan\u00e7as do clima<\/h3>\n\n\n\n
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Direitos e cidadania digital<\/h3>\n\n\n\n
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