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{"id":17384,"date":"2010-08-17T00:00:00","date_gmt":"2010-08-17T03:00:00","guid":{"rendered":"http:\/\/www.apufsc.org.br\/2010\/08\/17\/respeito-e-compromisso-com-o-desenvolvimento-nacional\/"},"modified":"2010-08-17T00:00:00","modified_gmt":"2010-08-17T03:00:00","slug":"respeito-e-compromisso-com-o-desenvolvimento-nacional","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.apufsc.org.br\/2010\/08\/17\/respeito-e-compromisso-com-o-desenvolvimento-nacional\/","title":{"rendered":"Respeito e compromisso com o desenvolvimento nacional"},"content":{"rendered":"

Carta aberta aos candidatos ao parlamento federal<\/p>\n

Senhor candidato:<\/strong><\/p>\n

A Universidade P\u00fablica em Santa Catarina e no Brasil tem sido a grande protagonista de nosso desenvolvimento cient\u00edfico, tecnol\u00f3gico, humano e social, n\u00e3o s\u00f3 pela forma\u00e7\u00e3o de quadros de profissionais habilitados \u00e0s exig\u00eancias de um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, mas pelo esfor\u00e7o de produ\u00e7\u00e3o de conhecimento em seus n\u00facleos de p\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o e pesquisa, com benef\u00edcios diretos \u00e0 melhoria da qualidade do ensino ali praticado.<\/p>\n

Isso faz com que um profissional que hoje se gradua em uma universidade p\u00fablica brasileira tenha uma forma\u00e7\u00e3o s\u00f3lida, propiciada por sua conviv\u00eancia com professores que discutem, de igual para igual, com os colegas de suas \u00e1reas em v\u00e1rias partes do mundo, compartilhando os seus esfor\u00e7os de pesquisa e produzindo o conhecimento, indispens\u00e1vel para um pa\u00eds, como o nosso, que precisa agregar valor aos seus produtos e, com isto, gerar empregos e desenvolvimento humano e social, numa economia globalizada.<\/p>\n

No Estado de Santa Catarina, a influ\u00eancia da universidade p\u00fablica tem-se refletido \u00a0no \u00a0grande desenvolvimento de nosso setor industrial que, presentemente, \u00a0mostra-se competitivo, chegando a ocupar as primeiras posi\u00e7\u00f5es nos padr\u00f5es internacionais, em nosso PIB per-capita, \u00a0o terceiro do Brasil e em nosso IDH, o maior do Brasil.<\/p>\n

Da mesma forma, nossa universidade p\u00fablica est\u00e1 na origem de v\u00e1rias a\u00e7\u00f5es sociais no estado, relevantes \u00a0nas \u00e1reas da sa\u00fade, da maricultura, em reassentamentos, em cursos especiais para a terceira idade, entre outras, desempenhando um importante papel \u00a0em nossa sociedade, contribuindo para o desenvolvimento humano \u00a0em regi\u00f5es carentes .<\/p>\n

Todavia, ao longo dos anos, este nosso esfor\u00e7o tem sido pouco reconhecido pelo Estado Brasileiro e a nossa Universidade P\u00fablica Federal n\u00e3o tem o destaque que merece e a influ\u00eancia que precisa como Entidade do Estado nas decis\u00f5es do Estado Brasileiro.<\/p>\n

Deste modo, estamos constantemente sujeitos \u00e0 temporariedade dos governos e, presentemente, estamos diante de uma proposta de carreira do Governo Federal, na forma de uma minuta de Projeto Lei (www.apufsc.ufsc.br\/media\/arquivos\/Anexo2-Circ188-10.pdf), para cuja elabora\u00e7\u00e3o n\u00e3o foi solicitada a nossa opini\u00e3o, dos Professores, que seriam os atores melhor habilitados \u00e0 esta opini\u00e3o.<\/p>\n

<\/p>\n

Entre outras coisas, esta minuta:<\/strong><\/p>\n

-determina que n\u00famero de aulas ministradas na gradua\u00e7\u00e3o seja o fator determinante para progress\u00e3o e promo\u00e7\u00e3od+<\/p>\n

-secundariza a pesquisa e a p\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3od+<\/p>\n

-ignora a diversidade em nossas condi\u00e7\u00f5es de trabalho, como se todas as nossas atividades fossem simples, suaves e iguaisd+<\/p>\n

-afronta a autonomia e desrespeita \u00a0a universidaded+<\/p>\n

-determina corre\u00e7\u00f5es no enquadramento de professores em atividade que ficaram estacionados no n\u00edvel Adjunto IV por falta da possibilidade de progress\u00e3o, mas, ao n\u00e3o permitir que tais corre\u00e7\u00f5es sejam estendidas aos professores aposentados, caracteriza uma clara discrimina\u00e7\u00e3o e injusti\u00e7a para com estesd+<\/p>\n

– distancia-nos das demais carreiras do Estado nas \u00e1reas de Ci\u00eancia e Tecnologia em termos de remunera\u00e7\u00e3od+<\/p>\n

– demonstra um tratamento discriminat\u00f3rio para com o setor da educa\u00e7\u00e3o, estrat\u00e9gico para o desenvolvimento e a soberania do nosso pa\u00eds, quando se \u00a0compara nossas tabelas salariais com as tabelas salariais de grande parte dos Servidores P\u00fablicos Federais, livres do compromisso com a Dedica\u00e7\u00e3o Exclusiva e desobrigados da qualifica\u00e7\u00e3o em p\u00f3s-gradua\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

\u00a0<\/p>\n

Por outro lado, consideramos como principais diretrizes para a proposta de carreira que:<\/p>\n

1. o m\u00e9rito acad\u00eamico <\/strong>seja o princ\u00edpio b\u00e1sico para a progress\u00e3o entre os n\u00edveis e promo\u00e7\u00e3o entre as classes e para a acelera\u00e7\u00e3o de progress\u00e3o, pois \u00e9 somente atrav\u00e9s dele que se gera conhecimento e \u00a0que o estado pode justificar o investimento a ser realizado em universidades p\u00fablicas, com um objetivo diferenciado, necess\u00e1rio para o desenvolvimento e soberania do pa\u00edsd+<\/p>\n

2. \u00a0os crit\u00e9rios de progress\u00e3o<\/strong>, ascens\u00e3o e distribui\u00e7\u00e3o de carga hor\u00e1ria levem em considera\u00e7\u00e3o a pluralidade das atividades desenvolvidas pelo docente, respeitando sempre a autonomia da universidade na atribui\u00e7\u00e3o de tarefas, com balizadores m\u00ednimos nacionais que garantam a qualidade da universidaded+<\/p>\n

3. a proposta assegure<\/strong> a necess\u00e1ria paridade entre o professor aposentado que consolidou as atividades acad\u00eamicas e seus pensionistas e os professores que estejam ativos, quando do enquadramento da atual carreira na nova carreirad+<\/p>\n

4. \u00a0a tabela salarial<\/strong> proposta seja em valores n\u00e3o inferiores aos das tabelas salariais das demais carreiras federais para servidores de n\u00edvel superior, tendo como refer\u00eancia os sal\u00e1rios da carreira de Ci\u00eancia e Tecnologia do Servi\u00e7o P\u00fablico Federald+<\/p>\n

5. as determina\u00e7\u00f5es do PL <\/strong>n\u00e3o violem a autonomia constitucional da universidade.<\/p>\n

Assim sendo, vimos aqui solicitar o seu apoio para que, quando de sua investidura como Parlamentar, V. Excia contribua para o acolhimento da nossa grande reivindica\u00e7\u00e3o:<\/p>\n

“Que o plano de carreira seja amplamente discutido entre os Professores de Ensino Superior Federal \u00a0e que leve em conta as propostas da nossa categoria, atrav\u00e9s de suas entidades de representa\u00e7\u00e3o sindical e das \u00a0inst\u00e2ncias \u00a0institucionais da Universidade P\u00fablica Federal, \u00a0considerando e em respeito \u00e0 nossa condi\u00e7\u00e3o como grandes protagonistas do desenvolvimento da na\u00e7\u00e3o brasileira.”<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Carta aberta aos candidatos ao parlamento federal Senhor candidato: A Universidade P\u00fablica em Santa Catarina e no Brasil tem sido a grande protagonista de nosso desenvolvimento cient\u00edfico, tecnol\u00f3gico, humano e social, n\u00e3o s\u00f3 pela forma\u00e7\u00e3o […]<\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":20,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[16],"tags":[],"class_list":{"0":"post-17384","1":"post","2":"type-post","3":"status-publish","4":"format-standard","6":"category-noticias"},"featured_image_src":null,"featured_image_src_square":null,"author_info":{"display_name":"Migracao","author_link":"https:\/\/www.apufsc.org.br\/author\/migracao\/"},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.apufsc.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/17384"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.apufsc.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.apufsc.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.apufsc.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/20"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.apufsc.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=17384"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.apufsc.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/17384\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.apufsc.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=17384"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.apufsc.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=17384"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.apufsc.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=17384"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}