EDITORIAL
O barco em que vamos
As águas são turvas, as correntes contrárias e ameaçadoras: lutamos sem descanso contra o naufrágio no excesso de trabalho, de burocracia, de más notícias e de incertezas provocadas pelas atuais políticas governamentais. A ilustração da capa produzida pelo artista Samuel Casal é uma alegoria de como nos sentimos, cada um de nós, neste momento extremamente desafiador para professoras e professores. E que, por isso mesmo, nos exige continuar remando com empenho, sem esmorecer.
É neste espírito que a atual gestão Apufsc de Lutas tem buscado retomar as melhores práticas da história de nosso Sindicato, cujas lutas coletivas asseguraram grande parte do que a categoria docente e a Universidade Pública conquistaram nas últimas décadas. Duas dessas boas práticas, que buscam dar voz à categoria, voltam a ganhar vida agora: a revista Plural, que não circulava há anos, e uma pesquisa censitária e de opinião cujos resultados apresentam quem somos nós, afinal, professores da UFSC – algo que havia sido feito pela última vez no início do século.
A pesquisa realizada pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro) da UFSC, por encomenda da Apufsc-Sindical, traz um retrato rico e atual de quem somos, como vivemos, trabalhamos e vemos nossa situação, nosso emprego e nossa entidade. E nos revela que, na enorme diversidade que nos constitui, temos muito em comum.
A equipe de reportagem do Departamento de Imprensa da Apufsc agregou aos resultados da pesquisa do Lastro depoimentos, perfis e histórias de colegas que tornaram mais vívido o que a pesquisa mostra. Afinal, somos gente e não números, e por trás de cada inscrição no Siape há uma pessoa real.
Além dos resultados da pesquisa e das reportagens, este novo número da Plural traz dois artigos sobre temas que nos tocam e afligem: o trabalho tornado ubíquo, pelas tecnologias móveis que nos alcançam em qualquer lugar e a todo instante; e o momento da aposentadoria – a que muitos estão sendo empurrados com ou sem vontade – que traz novos desafios para os quais nem sempre nos preparamos.
A leitura desta revista, que esperamos ser agradável e enriquecedora, pode deixar duas impressões em quem a percorrer. Primeiro, a de que somos bastante iguais com todas as nossas diferenças; segundo, a de que nenhum de nós está só. Estamos no mesmo barco, para o que der e vier, para onde pudermos conduzi-lo. Para isso existe a Apufsc-Sindical.
A Diretoria
Gestão 2018-2020
SUMÁRIO
Clique para acessar as matérias
“NÓS, PROFESSORES DA UFSC”
Pesquisa realizada pela equipe do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro)
“Optamos por utilizar ocasionalmente a primeira pessoa do plural por duas razões. A mais óbvia é que os autores são também professores da UFSC e filiados à Apufsc-Sindical. A explicação menos explícita se revelará ao longo das próximas páginas: num contexto de forte individualismo e vulnerável a ataques de diversos tipos, a categoria não terá nenhuma chance de resistir aos efeitos da conjuntura adversa se não reencontrar modos coletivos de ação – se não conjugarmos o “nós” cada vez com mais força.”
Clique aqui e confira a íntegra o relatório da pesquisa abordada ao longo desta edição da Plural
EXPEDIENTE
Plural – Março 2020
Publicação do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina
GESTÃO 2018/2020
Carlos Alberto Marques (Presidente)
Patrícia Della Méa Plentz (Vice-presidente)
Viviane Heberle (Secretária-geral)
Edinice Mei Silva (Primeira-secretária)
Camilo Buss Araújo (Diretor Financeiro)
Eduardo Meditsch (Diretor de Divulgação e Imprensa)
Santiago Yunes (Diretor de Promoções Sociais, Culturais e Científicas)
Romeu Bezerra (Diretor de Assuntos de Aposentadoria)
PRODUÇÃO
Jornalistas: Lara Lima / Naiana Oscar
Estagiários: Diana Koch / Emily Leão / Ilana Cardial / Karina Ferreira / Manoela Bonaldo / Victor Lacombe / Vinicius Claudio
Colaboradora: Carol Gomez
Capa: Samuel Casal
Projeto Gráfico e editoração: Multitarefa Serviços Ltda / [email protected]
Impressão: Gráfica Coan, Tubarão, SC
CONTATO
(48) 3234-5216 / 3234-3187
www.apufsc.org.br
[email protected]