Após reações negativas, reitoria da UFF cancela assessoria militar no gabinete do reitor

O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Cláudio Lucas de Nóbrega, revogou a portaria 63.083/2019, que implementava uma assessoria do Ministério da Defesa e das Forças Armadas dentro do gabinete da reitoria. A decisão foi divulgada na segunda-feira (18), após reunião do reitor com a diretoria da Associação dos Docentes da UFF (Aduff), que se posicionou contrária à portaria. Além da Aduff, outros setores da comunidade acadêmica haviam reprovado a criação da assessoria militar.

No portal da Associação, a presidente da Aduff, Marina Tedesco, afirmou que “a revogação da portaria é uma vitória da democracia, já que a UFF não havia debatido ou consultado a comunidade acadêmica em sua primeira decisão”. Além disso, na opinião dos professores sindicalizados, a forma correta de estabelecer a parceria com os militares não seria por meio de assessoria vinculada ao gabinete do reitor, e sim por comissão temporária, por exemplo.

Em comunicado da UFF logo após a criação da assessoria militar, o reitor Nóbrega havia declarado que a portaria servia para “aproximar relações e institucionalizar as trocas históricas” entre universidade e forças militares, assim como há parceria com as áreas de saúde, energia sustentável, telecomunicações, entre outras.

Leia mais: Aduff / O Globo 


L.S./L.L.