Edital do Fies não esclarece sobre condições de financiamento

Reportagem do site G1 mostra que a maioria dos estudantes que utilizam o sistema Fies para ter acesso ao ensino superior não têm ideia da dívida que terão ao final da graduação. Sem saber quais são os juros e as condições de pagamento, quando entram no programa muitos estudantes não conseguem antecipar quanto e de que foram terão que devolver o financiamento recebido.

 

Mesmo a reportagem do site afirma que só teve acesso à lista dos bancos parceiros do Fies quando entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC), que informou quais são esses bancos: Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, BV Financeira, Itaú Unibanco e Banco Andbank, estes três últimos por meio do programa “Pravaler”.

 

Na avaliação da reportagem, boa parte das dúvidas dos candidatos em relação ao financiamento vem da falta de clareza do edital do Fies, que não é transparente o suficiente em relação às normas de pagamento. No P-Fies a primeira dificuldade é descobrir quais serão os juros cobrados, uma vez que não estão explícitas no edital quais são as instituições financeiras que participam dessa modalidade do programa.

 

“O edital é nebuloso, repleto de fórmulas matemáticas complexas”, cita a reportagem do G1, destacando do edital o seguinte exemplo: Para a pergunta de qual o percentual da mensalidade que pode ser financiado, a resposta é “f = 100% -{ [(16% + 0,02%*RFPC)*RFPC + a*m]/m}*100%”.

 

Criado em 2001 com o objetivo de auxiliar estudantes sem condição financeira a pagar as mensalidades de uma universidade particular, o Fies foi reformulado em 2018. A partir de então, o “Novo Fies” passou a contar com duas modalidades: uma com financiamento por juro zero, destinado aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos e outra, o chamado P-Fies, voltado para alunos com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

 

A desinformação prejudicou o estudante Caike Falcão, aprovado pelo Fies. Ele entrou no curso de jornalismo e depois trancou a faculdade por conta do mercado de trabalho desgastado. “Não consigo quitar nem a metade do curso que fiz. Sem contar os juros, preciso pagar quase R$ 3 mil por mês até 2031”. A estudante de psicologia da PUC-MG Maria Eduarda Rozemberg também se queixa da falta de assistência sobre os juros do programa: “Não ficou nada claro para mim quando eu assinei o contrato. Ninguém tirou minhas dúvidas”.

 

 

Resultado do Fies

 

Nesta segunda-feira (25), o MEC divulga o resultado da pré-seleção do Fies: 100 mil vagas na modalidade juro zero e 450 mil na modalidade P-Fies. Só há uma chamada de candidatos para ambas as categorias.

 

 

Leia mais sobre o resultado do Fies: EBC / Veja / Portal R7

Leia mais sobre o endividamento dos estudantes: G1

Acompanhe o resultado pelo site: Fies


L.S.L.L.