A Universidade Federal de Santa Catarina completará 60 anos de existência em 2020, e desde a sua fundação tem sua história associada à do desenvolvimento econômico, social e cultural do povo catarinense. Ao longo desses anos, com a dedicação de seus professores e servidores e o empenho de seus alunos, formou dezenas de milhares de profissionais de nível superior de todas as áreas, cuja atuação tem sido determinante para o progresso e o bem estar da população do estado.
Sua pós-graduação já forneceu mestres e doutores ao Brasil também na casa dos milhares. É a décima instituição brasileira em produção científica, e seu hospital, clínicas e projetos de extensão atendem milhões de catarinenses. Nos últimos anos, as ações afirmativas da UFSC garantiram o ingresso e a permanência na Universidade de milhares de alunos pobres, de todas as raças e origens. Mas agora tudo isso está ameaçado.
O governo federal anuncia um corte de 35% no orçamento da UFSC, o que inviabiliza as atividades da Universidade até o final do ano. Adotado por razões mesquinhas, privilegiando interesses de grandes grupos privados e usando perseguição ideológica como desculpa, este golpe também está ferindo de morte todas as universidades e institutos federais do país. Procura roubar da população um de seus maiores patrimônios. Não pode passar.
O Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (APUFSC-Sindical), o Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (SINTUFSC), o Diretório Central de Estudantes (DCE) e a Associação de Pós-Graduandos da UFSC (APG), unidos em defesa da Universidade Pública, Gratuita, Inclusiva e de Qualidade, conclamam todos os segmentos da UFSC e a população a manifestar seu protesto contra o desmonte da educação brasileira participando dos diversos atos programados para a quarta-feira, dia 15 de maio.
Manifeste, de todas as formas, o seu protesto. Use adesivos, promova debates, paralise atividades, esclareça a população e seus representantes.
As entidades signatárias, APG, DCE, APUFSC e SINTUFSC, representativas dos diversos segmentos da comunidade universitária, estão organizando, em cada categoria, suas formas específicas de participação no protesto: acompanhe a programação de sua entidade.
Decidiram também estar juntas, somando forças, num ato unificado em defesa da Universidade:
Participe do ATO UNIFICADO em frente à reitoria da UFSC, às 10h da quarta-feira, dia 15 de maio: 30 minutos juntos contra os 30% de cortes!
Junte-se também à manifestação da Greve Nacional da Educação, promovida pelo SINTE, IFSC e outras entidades da educação do estado, programada para o mesmo dia 15, a partir das 15 horas, em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis.
APUFSC, APG, DCE E SINTUFSC