O governo de Santa Catarina nomeou na semana passada dois integrantes da SBPC-SC – André Ramos (secretário regional) e Mário Steindel (Conselheiro da SBPC) – como membros do novo Conselho Superior da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesc). A reunião de posse ocorrerá no dia 24 de maio, às 10h.
Desde agosto de 2017, quando a Secretaria Regional da SBPC em Santa Catarina foi reativada, que uma representação no Conselho Superior da Fapesc vinha sendo solicitada. “Depois de uma resposta inicial negativa, durante a primeira reunião de apresentação entre SBPC-SC e Fapesc, o secretário regional passou a ser convidado a participar das reuniões na qualidade de observador, sem direito a voto”, diz a nota da SBPC-SC.
Em junho de 2018, mais de 40 instituições assinaram a Carta dos Catarinenses sobre CTEI, numa demonstração da necessidade de se “aumentar a representatividade da comunidade acadêmica” no Conselho da Fapesc.
Recursos para a Fapesc
A mobilização para garantir 1% do orçamento estadual para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina deu mais um passo na semana passada. A SBPC-SC, em conjunto com Apufsc, Udesc e com o ex-reitor da UFSC Diomário Queiroz, elaborou uma proposta de emenda à reforma administrativa do governador Carlos Moisés, que tramita na Assembleia Legislativa.
O governo quer destinar os recursos que, por lei, deveriam ser repassados à Fapesc, para outros órgãos da administração pública. A proposta da SBPC-SC foi protocolada pelo Deputado Jair Miotto, presidente da Comissão de CET. Todos que acreditam na importância da ciência e da tecnologia podem contribuir para a aprovação da emenda pressionando os deputados relatores do projeto, que será votado no plenário no dia 22 de maio.