As #5demandasparaoMEC serão entregues a Weintraub nesta quarta-feira (22)
O Observatório do Conhecimento apresentará cinco demandas ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, amanhã (22) na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O principal assunto a ser discutido é a política de educação que o MEC vem realizando, cujos sucessivos cortes de investimentos levaram milhares de manifestantes às ruas na semana passada.
As cinco demandas do Observatório do Conhecimento, rede que reúne associações e sindicatos de docentes de universidades públicas de todo o país, reivindicam:
– revogação imediata dos cortes de 30% no orçamento das universidades e institutos federaisd+
– respeito à autonomia universitária e liberdade acadêmica, com a nomeação de reitoras e reitores eleitosd+
– garantia da continuidade de todas as bolsas de pesquisa da CAPES
– manutenção dos programas de assistência estudantil para formação e permanência
– preservação integral das políticas de cotas sociais e raciais.
A Comissão de Educação será presidida pelo deputado Pedro Cunha Lima (PSDB). Foram apresentados 15 requerimentos para levar o ministro Weintraub à Câmara para discutir com os parlamentares. A reunião na Comissão da Educação havia sido marcada para semana passada (15) mas, como os deputados convocaram Weintraub para um debate no plenário, o encontro na Comissão foi transferido para quarta (22).
As demandas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também serão ouvidas amanhã. Reitores, parlamentares, lideranças políticas e estudantes se reuniram ontem (20) em uma audiência pública para discutir os bloqueios orçamentários na educação e apresentar demandas aos representantes de Santa Catarina em Brasília. Um dos resultados da discussão foi a redação da Carta de Florianópolis, que será enviada ao ministro Weintraub. A iniciativa foi do deputado Pedro Uczai (PT), que também faz parte da Comissão de Educação e se comprometeu a defender as demandas contidas na carta.
M.B.