Evento na UFSC debate transformações econômicas e geopolíticas no Brasil e no mundo

A UFSC vai sediar na semana que vem uma série de discussões e reflexões sobre as transformações econômicas e geopolíticas no Brasil e no mundo. O tema será abordado em dois eventos conjuntos, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH): a quarta edição do Seminário de Geografia Econômica e Social (Senges) e a 40ª Semana de Geografia da UFSC (SEMAGeo).

Os debates vão do dia 27 a 31 de maio, sob o tema “Mundo, Brasil e Regiões: hoje e amanhã”. Para mais informações, basta acessar o site http://4senges40semageo.ufsc.br/, onde também é possível fazer as inscrições. 

 

A Semana da Geografia é um evento de concepção acadêmico-científico e cultural que tem por objetivo discutir e aprofundar temas de caráter geográfico da atualidade, proporcionando intercâmbio entre pesquisadores externos, docentes e estudantes, além da formação continuada de egressos, especialmente professores de Geografia das redes pública e particular de ensino fundamental e médio.

A atividade é promovida pelo Instituto Ignacio Rangel (IIR), Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Labeur), Departamento de Geociências da UFSC, Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (Labplan) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Os eventos congregarão estudiosos interessados no fortalecimento de parcerias institucionais e no fomento de intercâmbios de conhecimentos e experiências que estão orientadas para discussão e reflexão sobre as transformações econômicas e geopolíticas em curso observadas no contexto mundial, brasileiro e na Região Sul do Brasil.

Estruturados em mesas redondas, minicursos, comunicações orais e trabalhos de campos, a SEMAGeo 2019 e o Senges contemplarão também  homenagens a professores que impactaram diretamente na consolidação da ciência geográfica em Santa Catarina, que atualmente são importantes referências do pensamento geográfico nacional e internacional: Aziz Nacib Ab”Saber (in memorian), Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, Ignacio Rangel (in memorian), João José Bigarella (in memorian), Milton Santos (in memorian)  e Victor Antônio Peluso Júnior (in memorian).