Quinze instituições afirmam que não é possível produção científica quando pesquisadores não podem planejar suas ações
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e outras 14 entidades de estudo e pesquisa publicaram, nesta quarta-feira (24), uma nota de repúdio ao desmonte da ciência e tecnologia no país. A publicação foi motivada pelo recente anúncio de suspensão de bolsas especiais do CNPq, que atinge mais de 5 mil propostas de pesquisas.
No texto, as instituições afirmam que o desmonte da política de investimento na ciência e tecnologia tem como objetivo “construir um novo País, assentado na ignorância e na submissão de seu povo”.
“As inscrições para seleção de bolsas especiais no País e no exterior significam protocolos entre universidades, diálogo com supervisores no Brasil e no exterior. Não é possível produção científica quando pesquisadores não podem planejar suas ações e ao inscrever-se em um edital não sabem se ele existirá até o final”, traz outro trecho da nota.
A nota, assinada por 15 instituições, como Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Nacional de História, Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), Movimento Nacional Em Defesa do Ensino Médio e outras afirma que, em todos os países com boa produção científica, a pesquisa se faz com diálogo nacional e internacional, regularidade e planejamento.
Veja a nota na íntegra:
A diminuição de investimentos em Ciência e Tecnologia vai consolidando-se e silenciosamente desmontando as condições de produção e internacionalização no Brasil. A gravíssima situação do CNPQ tem sido reiteradamente denunciada pelas entidades. Na última semana uma mensagem na página do CNPQ informa que está suspensa a seleção de bolsistas referentes a Chamada CNPq Nº 22/2018 – Bolsas Especiais no País e Exterior.
Historicamente e em todos os países com boa produção científica, a pesquisa com diálogo nacional e internacional se faz com regularidade e planejamento. As inscrições para seleção de bolsas especiais no país e exterior significam protocolos entre universidades, diálogo com supervisores no Brasil e no exterior. Não é possível produção científica quando pesquisadores não podem planejar suas ações e ao inscrever-se em um edital não sabem se ele existirá até o final.
As entidades de estudos e pesquisas em educação lamentam e repudiam veementemente o desmonte da política de investimento na ciência e tecnologia, que tem como objetivo construir um novo país, assentado na ignorância e na submissão de seu povo.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd
Associação Brasileira de Currículo -AbdC
Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnbio)
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – ABRAPEC
Associação Nacional de História
Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação – FINEDUCA
Associação Nacional de Política e Administração Escolar – ANPAE
Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia – ANPOF
Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES
Fórum dos Coordenadores Institucionais do PIBID e do Residência Pedagógica – FORPIBID- Rp
Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras – FORUMDIR
Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Parfor/Forparfor
Movimento Nacional Em Defesa do Ensino Médio
Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE
Sociedade Brasileira do Ensino de Química – SBEnQ
Saiba mais: Carta Capital / ANPED
C.G/N.O