Em agosto de 2009, começaram as atividades da UFSC nessas três cidades, que hoje somam 302 professores, 154 servidores técnico-administrativos e 4.182 estudantes de graduação
Esta primeira semana de agosto é de comemoração para a UFSC. Há dez anos, as cidades de Araranguá, Curitibanos e Joinville enfrentaram o desafio de criar em suas regiões um campus da Universidade Federal de Santa Catarina. Com características naturais e sócio-econômicas distintas, esses municípios desenvolveram diferentes projetos de ensino, pesquisa e extensão – tornando-se, cada um deles, importantes campi da UFSC.
A Apufsc Sindical parabeniza e lembra a todos – estudantes, professores e técnicos-administrativos – que está à disposição para ajudar nessa trajetória. “A Apufsc sempre esteve à disposição e continuará a serviço de todos os professores, principalmente em defesa das condições de trabalho e da carreira docente. Em especial neste momento, em que a defesa das universidades públicas federais se faz necessária, queremos salientar o compromisso do nosso sindicato com esta luta”, diz o presidente da Apufsc Sindical, Bebeto Marques.
A UFSC Joinville tem 1.900 estudantes de graduação, 100 professores e 50 técnicos-administrativos. Oferece oito cursos nas áreas de engenharia, ciência e tecnologia. Já a UFSC Araranguá, especializou-se nas áreas de ciências exatas e da saúde e conta com 122 professores e 51 técnicos-administrativos. Nos cinco cursos de graduação, tem 1.266 alunos. Em Curitibanos, a UFSC tem 1.016 estudantes de graduação, 80 professores e 53 técnicos-administrativos.
“Parabéns a todos vocês por essa luta de implementar a nossa universidade no interior do Estado”, diz o presidente da Apufsc.