Escolha do diretor permanente será feita por comitê de busca com lista tríplice, mas não tem data prevista
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciou que o coronel da reserva da Aeronáutica Darcton Policarpo Damião foi escolhido para assumir interinamente a diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O militar substitui o ex-diretor Ricardo Galvão, demitido na sexta-feira. As informações são dos jornais O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil.
“Ele é uma pessoa de confiança, logicamente. E uma pessoa com uma capacidade de gestão já demonstrada pelos cargos que exerceu e, portanto, será um ótimo diretor interino para dar continuidade nesse trabalho”, afirmou Marcos Pontes em vídeo divulgado nas redes sociais.
Pontes confirmou que o substituto de Galvão deve permanecer no cargo até que seja estabelecido o comitê de busca com três nomes, de onde deve sair o diretor oficial. Ainda não há uma data para que isso ocorra.
Darcton Policarpo Damião é graduado em Ciências Aeronáuticas na Academia da Força Aérea (AFA), fez MBA em Gestão Empreendedora pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tem mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Inpe e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB).
A saída de Galvão aconteceu após embate entre o então diretor do Inpe e o presidente Jair Bolsonaro, que disse em entrevista a correspondentes estrangeiros que os dados do instituto que indicavam aumento de 88% do desmatamento da Amazônia em junho deste ano na comparação com o mesmo mês de 2018 eram mentirosos e que o diretor do Inpe poderia estar a serviço de ONGs.
Galvão rebateu defendendo a autenticidade dos dados do instituto e classificando a atitude de Bolsonaro de “covarde e pusilânime”.
Confira: O Estado de São Paulo/Jornal do Brasil