Recursos cortados correspondem ao valor do último bloqueio anunciado pelo governod+ MEC declarou que já tem recursos para os livros de 2020
Na contramão do discurso de priorizar a educação básica, o Ministério da Educação (MEC) bloqueou R$ 348.471.498 que seriam investidos na “produção, aquisição e distribuição de livros e materiais didáticos e pedagógicos para educação básica”, informa o UOL. O valor é referente ao bloqueio mais recente de orçamento, anunciado dia 30 julho.
A informação, publicada ontem (6) no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), foi coletada e repassada ao site pela ONG Contas Abertas. Procurado, o MEC informou em nota que a produção, aquisição e distribuição de livros e materiais didáticos e pedagógicos para a educação básica estão garantidas para 2020.
Secretário-geral da Contas Abertas, Gil Castello Branco afirma que “o valor exato do bloqueio recém-anunciado foi idêntico ao valor bloqueado nos livros didáticos”.
A decisão do governo volta a contrariar discurso do presidente, que em entrevista no mês de maio afirmou que não pretendia “cortar recurso por cortar”. “A ideia é pegar e investir na educação básica”, afirmou naquela ocasião.
Leia mais: UOL Educação
C.G./L.L.