“Acabando o dinheiro, o Restaurante fecha, a universidade fecha”, afirmou Ubaldo Balthazar na reunião aberta do CUn
O reitor Ubaldo Balthazar disse, na abertura da reunião do Conselho Universitário realizada nesta terça-feira, que vai manter o funcionamento do Restaurante Universitário (RU) e a permanência das bolsas de ensino até o esgotamento dos recursos disponíveis para o ano letivo.
Na semana passada, a administração central anunciou uma série de medidas para conseguir manter a universidade até outubro, já que R$ 43 milhões continuam bloqueados pelo Ministério da Educação e não há recursos suficientes para se chegar ao fim do ano. Uma das ações de maior impacto era o de manter o atendimento dos Restaurantes Universitários apenas para os estudantes isentos de cobrança, o que impediria 11 mil alunos de fazer suas refeições no RU. Também havia sido divulgado o congelamento de novas bolsas de estágio, monitoria, pesquisa e extensão, a partir de novembro deste ano, em todos os setores administrativos e acadêmicos da UFSC.
Segundo o Notícias UFSC, após ouvir os diretores dos Centros de Ensino na manhã de terça-feira, Ubaldo acolheu sugestões para buscar alternativas que permitam a continuidade do serviço de alimentação e da concessão de bolsas, apesar da necessidade de medidas restritivas. “Vamos manter o RU aberto até acabar o dinheiro. Acabando o dinheiro, o Restaurante fecha, a Universidade fecha”, afirmou.
Foto: Vinicius Claudio