Na série de vídeos, pesquisadores falam sobre os impactos dos cortes de verbas na ciência e na educação
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou os primeiros vídeos da campanha “Ciência, pra que Ciência?”, nos quais estudantes contam como os cortes no orçamento da Capes e do CNPq, principais agências de fomento à ciência do País, irão comprometer o futuro de pesquisas importantes para o desenvolvimento do País. Veja aqui.
A campanha é aberta a todos os estudantes e pesquisadores, desde a iniciação científica até a pós-graduação, bolsista e ex-bolsistas, profissionais de todas as áreas. Para participar, basta gravar um breve vídeo, com duração de 30 segundos a um minuto, acessar este link, preencher um breve formulário e seguir as instruções para carregá-lo.
Lucas Ferreira Correa, mestrando do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, que veio de Santana, no Amapá, para estudar em São Paulo, conta em um dos vídeos que os cortes põem em risco a continuação de seu mestrado e de sua pesquisa. “Estar aqui na USP é uma realização para mim, para minha família e para a minha cidade”, ressalta. E completa, “sem o auxílio, eu não tenho como viver em São Paulo”.
Segundo ele, muito mais que sua sobrevivência, os cortes colocam em risco os sonhos de muitas crianças e adolescentes que estão em Santana e em tantas outras cidades pequenas no Brasil e que não terão incentivo algum para chegar a uma faculdade. “Isso aumenta muito a desigualdade e enfraquece o futuro da pesquisa do Brasil”, lamenta.
Leia mais: Jornal da Ciência