Quem deve guardar os cheques da Apufsc?

Em virtude da ausência do presidente da Apufsc na Sede da entidade a partir da segunda semana de julho, sem nenhuma comunicação oficial para os membros da Diretoria, e em virtude da notícia trazida por associados de que ele faria viagem ao exterior, a Diretoria da Apufsc-SSIND solicitou informações à secretária administrativa sobre as providências por ele tomadas para emissão de cheques para efetuar os pagamentos que, mesmo em período de recesso da UFSC, devem continuar a ser feitos.

Consultada formalmente por escrito, a resposta da secretária, também por escrito, foi qued+ a) 23 folhas de cheques foram entregues ao presidente da Apufsc em 10 de julho passadod+ b) todas foram assinadas pelo Presidente, sendo a secretária orientada por ele a procurar pessoa estranha à Diretoria (trata-se do irmão do presidente) quando houvesse necessidade de efetuar pagamentos, pois este ficou de posse dos cheques e os traria para serem assinados pelo Tesoureiro quando solicitado pela secretária. 

Diante das respostas, a Diretoria da Apufsc considerou a solução dada pelo Presidente como descabida e injustificável. Pois além de desrespeitar a secretária, o Tesoureiro e os demais diretores – porque não comunicou diretamente sua ausência por longo período, e não encaminhou conjuntamente alternativas para a lacuna deixada -, entregou documentos de uso administrativo (talões de cheques de três bancos) para pessoa que não tem responsabilidade legal sobre a questão financeira, pois não integra a Diretoria. 

Buscando contornar o problema sem deixar de zelar pelo patrimônio da Entidade, o Tesoureiro da Apufsc, no dia 25 de julho, encaminhou carta ao professor que está de posse dos cheques, ressaltando o profundo constrangimento causado. A carta, registrada no Cartório Faria sob Protocolo n° 288429, solicita a imediata devolução dos cheques para a Apufsc, onde continuarão a ser guardados em segurança no cofre da entidade, como sempre ocorreu. 

Até sexta-feira, dia 1º de agosto, no fechamento deste Boletim, os cheques ainda não haviam sido devolvidos, isto apesar de o Presidente já ter retornado de sua viagem.