Instância de participação discute a política educacional brasileira, com destaque para o novo Plano Nacional de Educação
O presidente da Apufsc-Sindical e diretor de Políticas Educacionais do Proifes-Federação, Carlos Alberto Marques, participou da primeira reunião presencial ordinária de 2025 do Fórum Nacional de Educação (FNE). O encontro teve a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC) e reuniu representantes de entidades e movimentos sociais para discutir temas estratégicos para a política educacional brasileira, com destaque para o Projeto de Lei nº 2.614/2024, que prevê o novo Plano Nacional de Educação (PNE).
A reunião ocorreu nos dias 27 e 28 de março, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília (DF). Além de Bebeto, a integrante do Conselho Deliberativo do Proifes, Geovana Reis, também participou do evento.

Entre os temas debatidos, o principal foi sobre o planejamento e andamento do Plano Nacional de Educação (PNE), que foi enviado ao Congresso Nacional em 2024.
Na ocasião, a diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Maria Selma Rocha, ressaltou a importância histórica do Fórum e reafirmou o compromisso do ministério com o fortalecimento dessa instância. “Parabenizamos o FNE pelos seus 15 anos de existência e reconhecemos seu papel fundamental no processo de elaboração, monitoramento e avaliação do PNE. O MEC reafirma o compromisso em retomar o pleno apoio técnico ao Fórum, garantindo seu funcionamento e fortalecendo a participação social no debate público sobre a educação”, destacou.
O coordenador do FNE, Heleno Araújo, enfatizou a importância do encontro: “Nessa primeira reunião do ano, tivemos a participação ampla das entidades e uma ativa presença do MEC, socializando as políticas e programas adotados pelo governo para cumprir o PNE e reconhecendo o trabalho excepcional e histórico realizado por essa instância no Brasil, servindo de referência para a democracia e produzindo um legado incalculável para a educação pública”, afirmou.
Agenda
A programação incluiu também discussões sobre a organização das equipes técnicas para os planos estaduais, municipais e distrital de educação, além de debates sobre o regimento interno do FNE e a ampliação da participação de entidades na instância.
Outro destaque do evento foi a comemoração dos 15 anos do FNE, realizada ao final do primeiro dia de atividades. O momento celebrou a trajetória do Fórum como um espaço democrático e participativo na construção das políticas educacionais do país. Durante a reunião, as entidades que compõem o FNE reforçaram seu compromisso com o fortalecimento das políticas educacionais e com a ampliação do diálogo entre sociedade civil e governo na construção de um sistema educacional mais inclusivo e de qualidade.
Imprensa Apufsc
Com informações do Proifes-Federação e do MEC