Em reunião do Colegiado do Curso de Relações Internacionais, ocorrida em 04.03.2013, foi tirada uma “moção de protesto”, por conta do não recebimento, por parte do Departamento de Economia e Relações Internacionais, de vagas de concurso REUNI.
Enviei mensagem para a AGECOM, solicitando que a moção do referido colegiado, disponível na página www.ri.ufsc.br , fosse publicada na página da UFSC, por se tratar de manifestação legítima de um colegiado de nossa instituição. Recebi inicialmente a seguinte resposta, sem identificação do remetente: “Prezado professor Helton, Este texto se adequa mais aos sites da Apufsc, Andes e Sintufsc ”. Ato contínuo, enviei o seguinte e-mail: “Solicito que o autor da mensagem abaixo se identifique. E replico: foi um documento expressando a posição de um COLEGIADO. Não deveria ser divulgado institucionalmente? Quem julga o que deve ou não ser divulgado na página da UFSC? Qual o critério? Solicito respostas ao que foi perguntado. Cordialmente, Prof. Helton Ricardo Ouriques”. Depois, finalmente com identificação, recebi uma longa mensagem que replica a política editorial da AGECOM, disponível em www.agecom.ufsc.br/politica-editorial-da-agecom . Tal mensagem termina com uma pérola conclusiva, dita depois da listagem da tal política editorial: O que não inclui moções internas. Ou seja, a nobre jornalista leu a política editorial inteira para mostrar-me que, por não estar incluída na listagem, a moção do colegiado não seria publicada…
Eu não imaginava que muitos de nós que lutamos tanto, em tantas eleições, presenciaríamos coisas desse tipo! Censura na UFSC! Censura, censura, censura! Que lástima, que desolação… É isso que entendem por “diálogo”, “convívio com a diferença”, “republicanismo”?
Helton Ricardo Ouriques
Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais