Questionamento público ao magnífico reitor Luís Cancellier

Magnífico reitor, nesta segunda-feira, elementos autoritários adentraram no CTC e com barulho de percussão e gritando palavras de ordem perturbaram as aulas que eram ministradas  ali, violando o direito dos alunos de assistir sua aula num ambiente propício ao aprendizado.

É de conhecimento geral que há setores na universidade dispostos a inviabilizar com ações violentas e intimidatórias o prosseguimento das aulas por parte dos docentes.

A situação tem se tornado volátil e com potencial para episódios lamentáveis como o que vemos nos vídeos que referencio abaixo.

No primeiro deles

https://www.facebook.com/SantaCatarinaLivre/videos/1795922903955782/?autoplay_reason=all_page_organic_allowedEvideo_container_type=0Evideo_creator_product_type=2Eapp_id=2392950137Elive_video_guests=0

um aluno é ameaçado por expressar sua visão no que era uma assembleia de alunos.

No segundo vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=yMDU-v_gUXkEfeature=youtu.be

vemos um grupo de pessoas ameaçando um estudante que estava registrando uma manifestação.

Tais reações violentas devem ser consideradas como exercício da liberdade de expressão?

Se não for, gostaria então que o magnífico reitor esclarecesse que medidas pretende tomar para garantir que docentes e alunos tenham respeitado seu direito de ministrar e assistir suas aulas sem serem constrangidos por indivíduos que usam da força e da violência para calar e intimidar quem não pensa como eles.

Aguardo sua manifestação.


Marcelo Carvalho

Professor do Departamento de Matemática