A liderança que deve ser exercida pela Diretoria da Apufsc

Apoio a iniciativa da Diretoria em fretar um ônibus para levar colegas a Brasília durante a votação no Senado da PEC 55, esta atitude tem respaldo na pesquisa feita junto aos colegas. Especificamente, a pergunta 3 dá à Diretoria esta permissão, visto que 47,6% dos entrevistados indica apoio à greve ou a outras iniciativas contrárias à PEC. Infelizmente, a opção “Acionar judicialmente”  não esclarece a posição dos colegas frente a esta questão (apesar de ser razoável supor que os colegas que a escolheram não sejam favoráveis à PEC). Apenas 30,1% dos que responderam à pesquisa indica que nada seja feito.

 

Lamentavelmente, as outras questões não foram, a meu ver, bem redigidas e não trazem luz à questão. A primeira pergunta não faz sentido algum, ela depende de uma avaliação absolutamente emocional. Eu li a PEC, li a respeito dela, vi debates, mas não me acho totalmente esclarecido sobre o projeto. E daí? Há colegas que, mesmo não tendo formação como economistas, se acham extremamente bem informados sobre o assunto. E daí? Esta pergunta me lembrou alguns colegas da ANDES, que só aceitavam plebiscito se as respostas pudessem ser qualificadas e justificadas.

 

Pergunta 2: há uma clara divisão mas, mais uma vez, a pergunta é mal feita. O que significa “Parcialmente favorável”?  É igual a parcialmente desfavorável? Ou tem um peso maior (ou menor) para o lado do favorável? Se for este o caso, então por que não ter a opção simétrica “Parcialmente desfavorável”? Supondo a primeira opção (ter o mesmo peso de  parcialmente desfavorável, ou seja, uma posição mais neutra), a maioria é desfavorável. Me parece difícil ter um panorama claro a partir desta questão.

 

Considero que a atitude da Diretoria ainda é pouca e tardia, visto que poucos professores poderão ir a Brasília em final de semestre com um aviso assim em cima da hora. Este é meu caso, por exemplo. Entretanto, a Diretoria cumpre seu papel de liderança e respeita a opinião da maioria ao propor esta viagem. Entretanto, creio que agora cumpre planejar com mais antecedência o que fazer no futuro. Por exemplo, uma ida a Brasília para o segundo turno da votação no Senado e uma AG para quinta da semana que vem, para discutir a PEC.

 


Nilton Branco

Representante do Departamento de Física no CR