Diferentemente do que ocorre no ensino pré-universitário, a universidade pública brasileira vem conseguindo manter um alto nível de desempenho acadêmico. O sistema de pós-graduação implantado com sucesso constitui-se no principal embasamento desta conquista. O desnível entre o ensino médio e o superior continua causando muitos problemas nas universidades e na sociedade brasileira.
Assim, considero que o empenho na melhoria do ensino pré-universitário deveria ser colocado como o principal foco de preocupações do sistema universitário brasileiro. Não apenas as áreas de educação associadas às licenciaturas devem ser engajadas neste esforço. A atuação interdisciplinar precisa mobilizar os múltiplos setores do mundo universitário.
O sucesso acadêmico das universidades está vinculado à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, expressa na constituição federal. Os desdobramentos deste sucesso em termos de benefícios concretos para a sociedade brasileira dependem essencialmente dos temas que são abordados nas linhas de pesquisa.
Só com uma vinculação estreita destes temas com os problemas relevantes da população é que pode ocorrer uma efetiva extensão de conhecimentos para a sociedade externa com alta eficácia. Esta vinculação beneficiará o ensino, preparando o corpo discente para uma atuação profissional condizente com a qualidade acadêmica da universidade brasileira.
A atual gestão da UFSC vem empreendendo muitos esforços para criar vínculos efetivos de colaboração com entidades representativas da sociedade catarinense. Centros, Departamentos e Cursos precisam envolver-se com mais afinco neste esforço institucional para identificar oportunidades e gerar projetos de pesquisa e extensão de ampla repercussão social.
Raul Valentim da Silva
Professor aposentado