Mais de 170 equipamentos produzidos pela equipe estão presentes em centros especializados em neurologia
A i9 Consultoria, empresa júnior do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), formada inteiramente por estudantes, desenvolveu esteiras adaptadas e suportes de peso inovadores no Brasil para pacientes com problemas neurofuncionais. Até o momento, são mais de 170 equipamentos produzidos pela empresa presentes em universidades, associações, fundações, hospitais, clínicas de fisioterapia e centros especializados em neurologia.
O projeto iniciou em 2020, a partir da demanda de um cliente. “Embora o pedido do cliente não tenha avançado, internamente enxergamos uma grande oportunidade, porque o setor carecia de tecnologia”, explica o estudante de Engenharia Mecânica Victor Berbare, presidente da empresa júnior em 2023. O primeiro protótipo da esteira e do suporte foram feitos no ano seguinte.
A entrega inaugural foi um sucesso, e a equipe lançou dois produtos no mercado: uma esteira totalmente adaptada, equipada com velocidade especial, apoios para suporte, rampa de acessibilidade e controle analógico de velocidade; e um suporte parcial de peso, um produto único no país que possui um software para suspensão automática de peso em pacientes com disfunções neurofuncionais.
“O suporte auxilia indivíduos que muitas vezes não conseguem se manter de pé ou se sustentar o suficiente para retomar a marcha”, acrescenta Victor. Os produtos são usados por fisioterapeutas para tratar pessoas com problemas neuromotores, como pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame, crianças com paralisia infantil, ou com algum grau grave de autismo, que pode causar problemas de locomoção. Além disso, podem ser utilizados para treino de marcha, tanto para tratamento, como para prevenção, no caso de idosos.
Em 2022, a i9 lançou uma versão 2.0 da esteira. A nova versão apresentava inclinação, permitindo trabalhar diferentes grupos musculares, além de oferecer maior velocidade para atender às diversas necessidades de reabilitação. “Tornamos o equipamento mais acessível em termos de custo”, comenta Victor. Uma nova versão do suporte também foi lançada, além de duas variantes do equipamento, com menos tecnologia embutida, visando torná-lo mais acessível no mercado.
A esteira possui maiores dimensões de área útil para possibilitar atividades de dupla tarefa, rampa de acessibilidade para cadeiras de rodas e andadores, apoios laterais e frontais para as crianças e reversibilidade da lona, ou seja, ela anda para frente e para trás. A velocidade começa em 0,2 km/h e vai aumentando de 0,1 em 0,1 quilômetro, favorecendo o tratamento dos usuários. Além disso, também possui inclinação de até 10% para trabalhar diferentes grupos musculares e sistema de segurança para controle e visualização de indicadores.
A i9 produz uma esteira de forma unitária no período de 35 a 45 dias. Hoje, com o trabalho em lote de produtos, a empresa finaliza nove esteiras e suportes em aproximadamente dois meses e meio. Os estudantes também realizam o acompanhamento das empresas que utilizam os produtos com um processo estruturado para o cliente, que inclui pesquisas, SAC, suporte técnico e acompanhamento de resultados, além da garantia de seis ou doze meses, a depender do produto.
Completando quase 100 clientes por todo o Brasil, o aparelho atende desde crianças na primeira idade até adultos e idosos. A fisioterapeuta Vânia de Souza Borges atua nas disfunções neurológicas de adultos e crianças há dez anos e supervisiona a área motora da Clínica Superarsi, centro de referência em reabilitação neuromotora e comportamental em Joinville (SC). A clínica já utiliza a esteira neurofuncional da i9 diariamente há três anos e tem o equipamento como um diferencial.
A fisioterapeuta conta que as esteiras convencionais não permitiam os ajustes necessários que os pacientes da clínica necessitavam para serem estimulados de forma correta. “Na esteira neurofuncional conseguimos iniciar em uma velocidade reduzida, permitindo aos pacientes tempo hábil para realização da troca de passos de forma mais ativa. E nos casos em que a terapeuta os realiza de forma passiva, é a baixa velocidade que nos dá melhores condições de correção do padrão de marcha”, explica.
Vânia também afirma que o suporte de peso é um grande facilitador para os pacientes que ainda não conseguem andar com a descarga total de peso e que possuem desequilíbrio e descontrole motor. “O melhor é que os parâmetros podem ser ajustados ao longo dos atendimentos, conforme a tolerância individual de cada paciente, permitindo progredir na velocidade e aumentar a descarga de peso nos membros inferiores de forma gradativa”, relata.
No momento, com quase dez lotes de esteiras fabricados, a empresa está produzindo e comercializando seu quinto produto: uma esteira pediátrica. O equipamento atende crianças de até nove anos e possui estatura menor para promover mais segurança aos pequenos. A esteira possui os apoios laterais e frontal ajustáveis, para regular de acordo com a altura da criança. Mesmo introduzidas recentemente no mercado, já foram fabricadas 12 esteiras pediátricas. “Um excelente início para um produto tão específico e inovador”, celebra a estudante de Engenharia de Controle e Automação Letícia Santin, membro da equipe da i9.
Segundo Letícia, a i9 Consultoria é uma referência dentro do movimento Empresa Júnior, sendo a única EJ que possui seus próprios produtos físicos. “Isso nos diferencia não apenas pela inovação, mas também pela capacidade de desenvolver, fabricar e comercializar produtos de alta qualidade, algo raro no contexto do movimento”, ressalta.
Premiações
Com uma equipe formada atualmente por 17 estudantes, a empresa júnior já recebeu diversas premiações. Em 2022, a i9 recebeu três da Federação Nacional de Empresas Juniores (Brasil Júnior) durante o Encontro Nacional de Empresas Juniores, realizado em Maceió. O prêmio EJ Colaborativa reconheceu a conexão com o mercado sênior e a colaboração dos membros da empresa. Já o Prêmio Vivência foi concedido à empresa júnior com melhor desempenho por membro em todo o país. O terceiro é o reconhecimento de empresa júnior mais inovadora, o prêmio Ousadia de Agir.
Em 2023, a empresa recebeu cinco prêmios na premiação da rede catarinense. Esses reconhecimentos incluíram destaque em inovação, faturamento e vivência empresarial. Durante o Encontro Estadual de Empresas Juniores de 2023, em Joinville, a equipe conquistou mais dois prêmios: o Prêmio Vivência e o título de Empresa Júnior Milionária.
Neste ano, a equipe participou do Congresso Catarinense de Empresas Juniores (ConCEJ) e recebeu as premiações Vivência: Maior Faturamento por Membro, Protagonistas da Transformação: Maior Evolução de Faturamento no Pré-ConCEJ e Protagonista: Mais de 1 Milhão Faturado.
Para mais informações sobre a empresa júnior, acesse o site da i9 Consultoria.
Fonte: Notícias UFSC