Projeto de extensão Meninas na Ciência, da UFSC, premia estudantes por participação em programa da Nasa

Quatro equipes participaram do Caça Asteroides, identificando dez rochas espaciais em 2024

O Projeto de Extensão Meninas na Ciência, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), premiou quatro equipes de estudantes nesta sexta-feira, dia 6, pela participação no programa Caça Asteroides. Ao todo, foram distribuídas 15 medalhas em nome do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às estudantes que identificaram ao menos um asteroide em 2024, por meio de um programa da Nasa.

A coordenadora do projeto e ex-diretora da Apufsc-Sindical, Gabriela Kaiana Ferreira, participou do evento de forma remota. Ela ressaltou que “a ciência precisa das mulheres” e enfatizou que “o objetivo é que essas meninas se tornem multiplicadoras desse projeto”.

A premiação foi conduzida pela também coordenadora do projeto e professora do Departamento de Física, Tatiana da Silva. Estiveram presentes ainda as docentes Débora Peres, coordenadora do canal de divulgação científica Mulheres na Ciência, e Selene de Souza, representante do projeto no campus Blumenau, além da diretora do Colégio Marista, Fraya da Cunha.

Lideradas pelas estudantes Ana Lindsey Fernandes, Ana Isadora Martins, Anna Carolina Momm e Gabriela Gauche, as equipes identificaram, em conjunto, dez asteroides, que se somam a outros oito detectados no ano passado.

As equipes de Anna Carolina e Ana Isadora são compostas por estudantes da UFSC, do campus Florianópolis, enquanto a equipe de Ana Lindsey representa o campus Blumenau. A equipe liderada por Gabriela Gauche é formada por estudantes do ensino médio do Colégio Marista Social Lucia Mayvorne, em Florianópolis, que, por conta da participação no programa, foram contempladas com uma visita à sede da Nasa, nos Estados Unidos.

“O projeto transformou, transforma e vai transformar a vida de muitas meninas e mulheres”, afirmou Ana Carolina ao agradecer pela premiação.

A graduanda em Física Caroline Conti também foi premiada com uma medalha, representando o Meninas na Ciência como um todo. O projeto é parte do Departamento de Física da UFSC e busca incentivar o ingresso de jovens mulheres no campo científico.

O programa Caça Asteroides é uma iniciativa do MCTI em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (Iasc/Nasa). Ele consiste na análise de pacotes de imagens fornecidas por um observatório espacial, que as alunas utilizam para tentar catalogar rochas ainda não identificadas.

Confira mais fotos do evento:

Imprensa Apufsc