Além da UFSC, UFSM e Unicamp também fazem parte da cooperação técnica com a montadora; duração dos acordos será de cinco anos, com possibilidade de renovação
A montadora chinesa GAC inicia as operações no Brasil apostando em tecnologia de ponta e parceria estratégica com instituições de ensino superior no país, entre elas a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com investimentos de R$ 120 milhões apenas em pesquisa e desenvolvimento, a empresa, sediada em Guangzhou, no centro econômico do sul da China, anunciou, na quinta-feira, dia 5, acordos de cooperação técnica com a UFSC, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O presidente da GAC Internacional, Wei Haigang, esteve presente e apontou os rumos da empresa chinesa no país. A GAC Brasil quer o desenvolvimento de motores híbridos e pesquisa de ponta em tecnologias inteligentes que prometem uma revolução na indústria automotiva brasileira. “O Brasil é prioridade para a GAC”, diz o CEO da GAC Brasil, Alex Zhou. A empresa anunciou que investirá no país, nos próximos cinco anos, R$5,8 bilhões.
Os memorandos de entendimento com as três universidades brasileiras, que são referências em engenharia mecânica, elétrica e automotiva no país, são o primeiro sinal dos planos da GAC, que é a quinta maior fabricante de automóveis da China, e, apenas em 2023, produziu 2,52 milhões de carros no gigante asiático. A ideia não é apenas produzir automóveis no Brasil, mas ajudar a definir os rumos da indústria nacional daqui para a frente.
O primeiro acordo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, no âmbito do memorando de entendimento, está sendo coordenado pelos professores do Departamento de Engenharia Mecânica Amir Antônio Martins de Oliveira Jr., Milton Pereira e Daniel Martins. As ações já previstas estão ligadas aos grupos de pesquisa envolvidos na unidade Embrapii Move.
O objetivo da montadora é ser a primeira fabricante chinesa a ter, no Brasil, uma linha de produção completa e um centro de pesquisa e desenvolvimento, produzindo carros à combustão, híbridos e elétricos, assim como é na China.
As universidades vão coordenar projetos de ensino, pesquisa e extensão com incentivos técnicos e financeiros da GAC. As parcerias também incluem a promoção de estágios para estudantes e profissionais entre China e Brasil, além de programas de capacitação conjunta.
A UFSC, UFSM e Unicamp irão atuar nas áreas de veículos, motores, autopeças, componentes e materiais. O principal objetivo é a produção local de motores flex e híbridos-flex para os carros que a GAC passará a vender e futuramente produzir no Brasil a partir de 2025, a fim de atender aos padrões de eficiência energética e sustentabilidade ambiental exigidos pelo mercado brasileiro.
O pró-reitor de Pesquisa da UFSC, Jacques Mick, exaltou a preferência da parceria com universidades dada pela montadora. “Foi o primeiro evento da GAC Motors no Brasil e a empresa não apresentou carros ou marcas: preferiu anunciar a parceria técnico-científica com as três universidades brasileiras que ela considera mais proeminentes em engenharia aplicada à indústria automobilística, lideradas pela UFSC”. Mick destaca que “a escolha reflete uma estratégia de posicionamento da GAC na chegada ao mercado brasileiro, e também o modo como a indústria e a universidade atuam conjuntamente na China. Em Guangzhou, sua cidade-sede, a GAC tem um centro de pesquisa, design e desenvolvimento com seis mil trabalhadores e coopera com uma série de universidades. Nossa intenção com esse acordo é promover a internacionalização da inovação, conectando com a UFSC também as universidades chinesas que atuam com a GAC”.
Eficiência
O memorando de entendimento com a UFSC prevê ações para o desenvolvimento de tecnologias para veículos, motores, autopeças, componentes e materiais, visando incremento da eficiência energética, do desempenho estrutural e de tecnologias assistivas à direção de veículos; uso de biocombustíveis, combustíveis de baixo teor de carbono e de formas alternativas de propulsão; incremento da produtividade das indústrias para a mobilidade e logística; uso de sistemas produtivos mais eficientes, com vistas ao alcance da neutralidade de emissões de carbono e reciclagem; desenvolvimento de estratégias para aumento da responsabilidade social e ambiental e sensibilização para as agendas de respeito à diversidade social; capacitação técnica e qualificação profissional no setor de mobilidade e logística; e outras ações de interesse comum.
O intuito da companhia é também investir em pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias para facilitar o acesso da comunidade acadêmica a dados e conhecimentos proprietários relevantes para o mercado, além de promover uma nova frente para estágios a estudantes e profissionais chineses e brasileiros. A GAC também aplicará os resultados das pesquisas em produtos e processos industriais.
A duração dos acordos de cooperação será de cinco anos, com possibilidade de renovação. O investimento da empresa no Brasil mostra sua disposição em se diferenciar no mercado nacional e latino-americano.
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da GAC na China é o instituto de pesquisa automotiva mais abrangente do país, com mais de 30 bilhões de yuans investidos — o equivalente a R$ 25 bilhões — e mais de 5.000 especialistas de 15 países e regiões. A empresa tem parceiros estratégicos no mercado asiático, produzindo veículos de suas três linhas de automóveis, além de fabricar carros das marcas Toyota e Honda.
Em 30 de novembro, a GAC e a Huawei anunciaram na China que vão criar uma nova marca de veículos de energia inteligente de alta qualidade. A GAC cunhou a cooperação como “Huawei Intelligence + GAC Smart Manufacturing”, cobrindo P&D, marketing e serviços, que é semelhante ao modo de cooperação usado pela Huawei e outras quatro montadoras sob a Harmony Intelligent Mobility Alliance (HIMA).
“Nossas parcerias com as instituições brasileiras fortalecerão nossa rede internacional de P&D, que inclui mais de 32 países no Ocidente”, destaca o presidente da GAC Internacional. “Somos líderes globais em novos sistemas de energia e tecnologias inteligentes, e estamos entre as três maiores marcas de eletricidade inteligente”, ressaltou Wei Haigang. “Nosso objetivo é alcançar a marca de 1 milhão de veículos de nova energia vendidos no mundo”.
Mobilidade Verde
Os acordos com as universidades estão baseados no compromisso de desenvolvimento de tecnologias que promovam a redução das emissões de gases poluentes, alinhadas aos objetivos nacionais e internacionais de combate às mudanças climáticas.
“Nossa entrada no mercado brasileiro ocorre em um momento particularmente significativo, coincidindo com o 50º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China”, aponta Wei. “Temos orgulho de fazer parte deste novo capítulo na história de nossas nações e estamos entusiasmados com o futuro que construiremos juntos. A GAC chega na hora certa”.
Os planos da montadora chinesa incluem ainda o desenvolvimento de biocombustíveis, combustíveis de baixo carbono e formas alternativas de propulsão, além do uso de sistemas de produção mais eficientes, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono e a reciclagem. “O mundo precisa de soluções, e a GAC está pronta para contribuir”, reforça Wei Haigang.
De acordo com o CEO da GAC Brasil, a montadora está comprometida em oferecer aos brasileiros uma experiência voltada para qualidade, segurança e suporte ao cliente, por meio de tecnologias que proporcionarão uma melhor qualidade de vida à população, além de contribuir para a mobilidade verde e o desenvolvimento do país.
“Como empresa, estamos na vanguarda global do desenvolvimento de tecnologias que impulsionam a transição energética, alinhadas às exigências globais”, explica Alex Zhou. “Estamos renovando aqui o nosso compromisso com a inovação responsável no Brasil. Juntos, vamos desenvolver novas tecnologias que poderão ser aplicadas em escala industrial, promovendo a competitividade global do mercado automotivo brasileiro”.
Ainda segundo o executivo, a GAC está aberta a contribuir com mais instituições, na medida que necessário para os projetos de desenvolvimento da indústria. Ele também ressaltou que a empresa tem responsabilidade social e ambiental e quer apostar na conscientização dos consumidores brasileiros para a agenda de respeito à diversidade social, formação técnica e qualificação profissional no setor de mobilidade e logística.
Fonte: Notícias UFSC