O Laboratório Multiusuário de Caracterização Avançada (LMCA) foi pensado para atender as comunidades interna e externa
A UFSC Blumenau realizou uma demonstração da estrutura do primeiro laboratório multiusuário do campus, que está em processo de implantação na nova sede. O Laboratório Multiusuário de Caracterização Avançada (LMCA) foi pensado para atender as comunidades interna e externa. A apresentação foi conduzida pelo supervisor do laboratório, professor Cristiano da Silva Teixeira.
Laboratórios multiusuários são instalações de apoio ao ensino e pesquisa que englobam equipamentos para utilização comum ou que oferecem serviços de forma compartilhada aos seus usuários. São capazes de realizar testes e análises de alta complexidade científica, envolvendo equipe técnica multidisciplinar.
“A ideia surgiu da multidisciplinaridade do nosso centro, de forma a atender uma maior gama de atividades de pesquisa e de pesquisadores, com a criação de um ambiente cooperativo de pesquisa em ciências de materiais na UFSC Blumenau. Com isso, no ano de 2018, submetemos um projeto a uma chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC) e fomos contemplados com um montante de cerca de um milhão de reais para aquisição dos equipamentos”, conta Teixeira.
A estrutura conta atualmente com um Difratômetro de Raios X, um Microscópio Eletrônico de Varredura e um Espectrofluorímetro/RF. “Estes equipamentos são ferramentas cruciais na caracterização de materiais, desde a caracterização elementar das mais diversas substâncias, quanto a caracterização da estrutura cristalina, da morfologia e da microestrutura dos materiais, atendendo assim, inúmeras áreas de pesquisa do nosso centro”, explica o supervisor. Os detalhes técnicos e possibilidades de cada um dos equipamentos já estão disponíveis no site do laboratório.
O LMCA tem como objetivo o credenciamento para se tornar uma estrutura multiusuário, de acordo com as resoluções vigentes internas da UFSC. “Este processo depende ainda de algumas necessidades adicionais, de infraestrutura e de recursos humanos, mas a ideia é que, após a conclusão deste processo, o laboratório possa prestar seus serviços para toda a comunidade da UFSC, assim como também é esperado que o laboratório possa atender a comunidade externa, de outras instituições de ensino e pesquisa, bem como para empresas privadas interessadas nestas técnicas”, explica Cristiano.
Durante o processo de transição da estrutura atual para um laboratório multiusuário, a equipe do LMCA está treinando um grupo de professores do Campus Blumenau, para que possam operar os equipamentos, bem como para atender as demandas de forma individualizada, na medida em que forem surgindo.
No site do LMCA é possível consultar agendas públicas para que os interessados possam acompanhar o status de operação, assim como a disponibilidade de agenda de cada um dos equipamentos. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a equipe do laboratório pelo e-mail
Fonte: Notícias UFSC