Professor da UFSC lança livro nesta quarta-feira, dia 27

Remy J. Fontana organizou obra intitulada “Liber Amicorum Nelson Wedekin”

Nesta quarta-feira, dia 27, ocorre o evento de lançamento do livro Liber Amicorum Nelson Wedekin”, organizado pelo professor aposentado do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Remy J. Fontana. O evento ocorre das 19h às 21h30, no Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, e conta com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do governo do estado.

A obra, publicada pela editora Insular, homenageia os 80 anos de Nelson Wedekin, ex-senador e símbolo da resistência contra a ditadura militar em Santa Catarina. O evento é aberto ao público e gratuito. O homenageado, Nelson Wedekin, também estará presente.

O livro é composto por cerca de 30 depoimentos de amigos que cruzaram a vida de Wedekin durante um período de 50 anos. Com o objetivo de exaltar a relevância de sua atuação num contexto político, social e cultural, a publicação ainda se estende para traçar um perfil do homenageado a partir de suas relações, bem como transcreve e analisa alguns de seus escritos.

Remy Fontana descreve Wedekin como “um desses nomes que extrapolam o âmbito de uma identidade pessoal para tornar-se uma referência, um símbolo, um projeto.” Na apresentação do livro, o professor diz que a atuação do ex-senador durante o regime militar o tornou reconhecido entre os democratas como “inspirador de suas lutas, organizador de seus empenhos, estrategista de suas ações e como defensor dos afrontados em seus direitos ou violados em sua integridade física ou dignidade humana.” Para ele, o livro “trata de assinalar num registro celebrativo seus 80 anos.”

Nascido em Mondaí, em Santa Catarina, Wedekin é graduado em Direito pela UFSC e em Jornalismo pela USP. Ao longo de sua trajetória política, atuou como parlamentar, vereador, deputado federal e senador Constituinte, além de ter ocupado cargos como secretário de estado, diretor de bancos públicos, instituições de previdência privada e de fundação de crédito educacional.

Imprensa Apufsc