No ranking geral, a UFSC está na 136ª colocação
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) alcançou a quarta posição entre as melhores universidades do Brasil no Interdisciplinary Science Rankings 2025 do Times Higher Education (THE). O levantamento, que está em sua primeira edição, mede as contribuições e o comprometimento das universidades globais com a ciência interdisciplinar.
O Interdisciplinary Science Rankings 2025 avaliou 749 universidades de 92 países e é liderado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). No ranking geral, a UFSC está na 136ª colocação. Em relação ao Brasil, a instituição que lidera as colocações é a Universidade São Paulo (USP), seguida pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O ranking baseia-se em 11 indicadores que avaliam as instituições em três áreas principais, cada uma representando um estágio dos projetos de pesquisa: Inputs (financiamento); Process (medidas de sucesso, instalações, apoio administrativo e promoção); e Outputs (publicações, qualidade da pesquisa e reputação). A UFSC teve destaque em Inputs, com a nota 57.5 (em um máximo de 100), ficando atrás somente da Unesp no Brasil.
Segundo a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da UFSC, a abordagem interdisciplinar avaliada pelo ranking é uma tendência crescente, vista como uma solução para problemas complexos que requerem a integração de diversas perspectivas acadêmicas.
Para conferir mais detalhes sobre o ranking e a posição das universidades participantes, acesse a página do THE.
Fonte: Notícias UFSC