40% das redes de ensino no país não consideram efeitos do racismo no aprendizado

Faltam informações sobre raça em 25% das matrículas da educação básica do país, mostra monitoramento do governo federal

Quatro em cada dez redes públicas de ensino no país não consideram os efeitos do racismo no desempenho dos estudantes brasileiros. A conclusão é de um diagnóstico inédito sobre equidade racial na educação feito pelo Ministério da Educação (MEC).

Os dados foram apresentados nesta segunda-feira, dia 18, por Zara Figueiredo, titular da Secretaria Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) da pasta. É a primeira vez que o ministério monitora a implementação de políticas para uma educação antirracista.

Desde 2003 o Brasil possui uma lei que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas e, desde 2008, a lei que deu início à educação das relações étnico-raciais. A implementação dessas leis, no entanto, nunca foi monitorada ou fiscalizada.

Leia na íntegra: Folha