Ele ingressou como docente na UFSC em 1977 e aposentou-se em 2008
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Armando José d’Acampora, do Departamento de Cirurgia do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Armando faleceu aos 72 anos, no domingo, dia 17, em Florianópolis.
O professor Armando ingressou como docente na UFSC em 1977, enquanto cursava Medicina, concluindo o curso em 1978. Já havia cursado concomitantemente Farmácia (1974) e Bioquímica (1975) também na UFSC. Concluiu seu doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina (1996). Em sua carreira na UFSC, exerceu diversas vezes a função de coordenador do curso de pós-graduação em Ciências Médicas. Aposentou-se em 2008, após mais de 30 anos de docência.
Mais recentemente foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, e sócio-fundador da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia. Armando atuou como cirurgião geral e proctologista do Imperial Hospital de Caridade de Florianópolis, foi acadêmico da Academia Desterrense de Letras e da Academia de Medicina de Santa Catarina (Acamesc).
O Conselho Federal de Medicina emitiu nota destacando a “trajetória ímpar nas áreas da prática, pesquisa e ensino” do professor Armando.
“Como médico e professor, Armando d’Acampora era uma referência, sendo um entusiasta da ética médica, da bioética e das humanidades. Esposo e pai dedicado, também contava com uma legião de amigos e admiradores. Todos estão consternados com sua partida. No sistema de conselhos de medicina, Armando d’Acampora destacou-se pela defesa intransigente das prerrogativas médicas e por seu compromisso em favor da assistência de qualidade. Essas características o levaram a ocupar posições de destaque no Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina e no CFM. Seu compromisso incansável com os valores que regem a profissão deixa um legado que certamente continuará a inspirar a todos nós”, diz a nota.
Associação Catarinense de Medicina (ACM) também registrou o falecimento do médico e professor com uma homenagem: “Foi imensamente respeitado pelo seu profissionalismo e querido por todos que acompanharam a sua trajetória, deixando um exemplo de vida dedicada à Medicina e saudades aos familiares amigos e colegas de profissão”, diz.
O velório ocorreu desde as 19h30 do domingo, na capela D do Cemitério São Francisco de Assis, no Itacorubi, em Florianópolis. A cerimônia de despedida ocorre às 9h desta segunda-feira, no mesmo local.
A Apufsc-Sindical expressa seus sentimentos de pesar aos amigos e familiares do professor Armando neste momento de despedida.
Fonte: Notícias UFSC