Projeto é coordenado pelos professores Carlos Maurício Sacchelli e Tatiana Renata Garcia, do Departamento de Engenharias da Mobilidade
O projeto de extensão Meninas na Tecnologia, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Joinville, anunciou as vencedoras da edição 2024. Foram premiadas três equipes do ensino fundamental e três do ensino médio. Coordenado pelos professores Carlos Maurício Sacchelli e Tatiana Renata Garcia, do Departamento de Engenharias da Mobilidade do campus Joinville, o projeto Meninas na Tecnologia surgiu para impulsionar o desenvolvimento de ambientes de tecnologia nas escolas e disseminar o aprendizado de programação e robótica entre estudantes do gênero feminino das fases finais do ensino fundamental e médio.
A edição 2024 teve início em março, com 205 equipes participantes, oriundas de escolas de 10 cidades de Santa Catarina. As equipes, da rede pública e privada, são formadas por três alunas e uma orientadora (ou orientador). Nas diversas fases, as estudantes aprenderam temas como lógica, programação e robótica através de aulas on-line. As equipes classificadas na etapa inicial receberam kits de eletrônica para resolver um desafio tecnológico: construir uma casa inteligente. Os projetos foram apresentados em três mostras técnicas, sendo uma em Blumenau e duas em Joinville, no campus da UFSC.
Foram classificadas 10 meninas de cada categoria (Ensino Médio e Fundamental) para a fase final. As finalistas receberam capacitação de empreendedorismo para apresentar um pitch de um modelo de negócios para uma “casa inteligente”, o qual foi avaliado nos dias 11 e 12 novembro. Após esta etapa, foram anunciadas as vencedoras:
Ensino Médio:
1º Code Girls – EEB Nossa Senhora de Fátima (Otacílio Costa)
2º Meninas na Tecnologia 17 – Colégio Católica Machado de Assis (Joinville)
3º Girls on Code – Senac (Joinville)
Ensino Fundamental:
1º Ursula Burns 1 – EEB Astrogildo Odon Aguiar (Barra Velha)
2º Tecno Hunters – EM Profa. Laura Andrade (Joinville)
3º Ursula Burns 2 – EEB Astrogildo Odon Aguiar (Barra Velha)
Fonte: Notícias UFSC