G20 Social: Presidente da Apufsc participa da construção de propostas que serão entregues aos líderes mundiais

Bebeto atuou na comissão de sistematização do documento final do G20 Social na redação do tema “sustentabilidade, mudanças climáticas e transição justa”

O presidente da Apufsc-Sindical e diretor de Políticas Educacionais do Proifes-Federação, Carlos Alberto Marques, participa do G20 Social, no Rio de Janeiro. Bebeto atuou, ao lado de representantes de movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada, da construção de propostas entregues ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula assumiu o compromisso de repassar as demandas aos líderes do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do planeta, mais a União Europeia e a União Africana, e se reúne na próxima semana. O presidente esteve no G20 Social na tarde deste sábado, dia 16, quando recebeu o documento final do G20 Social.

Lula recebe o documento com propostas do G20 Social (Foto: Divulgação)

Bebeto participou da comissão de sistematização do documento final do G20 Social, e colaborou com a redação do tema “sustentabilidade, mudanças climáticas e transição justa”, focado em adaptação e mitigação. “Particularmente atuei para incluir no texto a educação ambiental e a ciência”, explicou Bebeto.

Além de medidas relacionadas à crise climática, o documento propõe a reforma da Organização das Nações Unidas (ONU), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e a taxação das grandes fortunas dos super-ricos do mundo, entre outros temas.

Bebeto Marques no G20 Social (Foto: Divulgação)

G20 Social

A representante da think thank InterAgency Institute Raquel Castilho da Silva, que trabalha com políticas de relações exteriores, elogiou a iniciativa da presidência brasileira no G20 de criar o G20 Social para trazer a sociedade para perto da cúpula do bloco.

“A gente aqui tem uma oportunidade ímpar de fazer a diferença em muitas perspectivas, seja no sentido de a gente poder falar, mas também a de escutar e entender o que nossas lideranças estão fazendo. São 35 mil pessoas aqui. O G20 Social tem que vir para ficar. A gente torce para a África do Sul manter. Termos a oportunidade de influenciar um texto, uma proposta, faz diferença”, destacou.

A África do Sul será a presidente do G20 a partir da próxima semana, quando o Brasil finaliza o trabalho à frente do bloco.

Os debates e acordos firmados durante a cúpula dos líderes do G20 não têm poder mandatório. Cabe a cada país implementar internamente ou não o que foi definido. Ainda assim, as decisões do bloco são vistas como sinalizações de políticas que os governos pretendem construir.

Confira o documento final do G20 Social:

::: Leia também:
No Fórum Interconselhos de Participação Social, presidente da Apufsc defende educação ambiental no PNE

Veja fotos do G20 Social:

Imprensa Apufsc
Com informações da Agência Brasil