Equipes do programa Meninas na Ciência, da UFSC, são premiadas em projeto do MCTI e da Nasa

As quatro equipes detectaram dez candidatos a asteroides durante o programa Caça Asteroides MCTI

Quatro equipes do projeto de extensão Meninas na Ciência, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foram premiadas no programa Caça Asteroides MCTI no último sábado, dia 9, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o International Astronomical Search Collaboration (IASC) da Nasa, sob a coordenação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT) e do Observatório Nacional (ON-MCTI).

Professora Débora Peres Menezes recebe medalhas em nome do projeto Meninas na Ciência, da UFSC, em Brasília (Foto: UFSC/Divulgação)

Lideradas pelas estudantes de graduação e mestrado da UFSC Ana Lindsey Fernandes, Ana Isadora Martins, Anna Carolina Momm e Gabriela Gauche, as quatro equipes detectaram dez candidatos a asteroides durante o programa deste ano, que, se confirmados, poderão ser nomeados pelas participantes.

Segundo a coordenadora do Meninas na Ciência e ex-diretora da Apufsc-Sindical, Gabriela Kaiana Ferreira, professora do Departamento de Física, as conquistas se somam a oito detecções realizadas no ano passado e já são um importante marco na história do projeto. 

“Esta não é apenas uma conquista do projeto Meninas na Ciência da UFSC, mas sim uma conquista de todas as meninas e mulheres que desejam seguir uma profissão e carreira científica nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e, ainda mais, uma conquista para a ciência”, afirma Gabriela.

Anualmente, os participantes das equipes com pelo menos uma detecção são reconhecidas pelas suas observações com o recebimento de medalhas do Caça Asteroides MCTI. As medalhas conquistadas pelas equipes da UFSC foram recebidas pela professora Débora Peres Menezes, atual diretora de Avaliação de Resultados e Soluções Digitais do CNPq, membra da Academia Brasileira de Ciências (ABC), coordenadora do canal de divulgação científica Mulheres na Ciência e apoiadora do projeto.

Ao todo, 11 equipes lideradas por professoras e estudantes da UFSC participaram em conjunto desta edição do programa. “Todas as equipes se dedicaram à caçada, mas como cada equipe recebe um conjunto de dados de imagens específico do telescópio, muitas vezes não se encontra nenhum asteroide nas imagens analisadas”, explica Gabriela.

Sobre o Meninas na Ciência

O Meninas na Ciência é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Física da UFSC. Criado em 2020, tem como objetivo estimular o interesse de meninas e mulheres pelas Ciências Exatas e Tecnologias, bem como incentivar a busca por profissões e carreiras científicas. O projeto é coordenado pela professora Gabriela Kaiana Ferreira e conta com a colaboração de bolsistas e voluntárias, que desenvolvem uma série de atividades envolvendo divulgação científica e combate a preconceitos e estereótipos sobre a presença de mulheres em determinadas áreas.

A iniciativa busca divulgar as possibilidades profissionais de carreiras nas Ciências Exatas, Engenharias e Tecnologias para as meninas e mulheres, oportunizando às alunas o contato direto com a prática científica e, por consequência, contribuindo para o envolvimento das estudantes em atividades que busquem desenvolver suas habilidades em um espaço que lhe seja assegurado condições de igualdade de gênero.

Fonte: Notícias UFSC