Contrato milionário dá à UFSC missão de apontar obras necessárias contra cheias em SC

Contrato de R$ 4,5 milhões foi firmado em agosto passado e a UFSC terá dois anos para fazer os estudos, conforme NSC Total

O governo do Estado firmou um contrato milionário com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) voltado à prevenção de desastres. Segundo o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, o objetivo é que a instituição faça os estudos das bacias hidrográficas de todas as regiões de SC e aponte as obras necessárias para minimizar os impactos das cheias.

De acordo com o secretário, o contrato de R$ 4,5 milhões foi firmado em agosto passado e a UFSC terá dois anos para fazer os estudos. A ideia é ter um levantamento como o existente no Vale do Itajaí, feito pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) — que estuda a bacia do Rio Itajaí desde a década de 1980, quando a região enfrentou duas grandes inundações históricas.

Assim como a Jica apontou a necessidade de barragens, dragagens e diques na bacia do Rio Itajaí, que estão atualmente em fase de contratação pelo Estado, o objetivo é que a partir dos apontamentos da universidade se defina as ações prioritárias para as demais regiões de SC. Só com esse diagnóstico embasado por técnicos, afirma o secretário, será possível contratar projetos e execução.

Leia na íntegra: NSC