Sepex terá palestras de temas variados; abertura será sobre Cosmos, Vida na Terra e Saúde Mental

Evento começa na próxima quarta-feira, dia 6

A 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começa presencialmente na próxima quarta-feira, dia 6. A palestra de abertura será com a mesa Cosmos, Vida na Terra e Saúde Mental: Uma Viagem Científica, às 18h30, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis.

O debate conta com a participação da professora Regina Rodrigues, da Coordenadoria Especial de Oceanografia da UFSC; Eslen Delanogare, psicólogo, doutor em Neurociências pela UFSC e divulgador científico; e Sérgio Sacani, geofísico, doutor em Goeciências pela Unicamp e divulgador científico. A mediação será de Rui Daniel Prediger, do Departamento de Farmacologia da UFSC. A programação será logo depois da cerimônia de abertura, a partir das 18h30.

A professora Regina Rodrigues falará sobre as mudanças climáticas e a saúde. “Em termos de mudanças climáticas, pensando na saúde, tem um problema do impacto na saúde para os pesquisadores e até certo ponto para a população”, comenta. A saúde mental é afetada, na avaliação da pesquisadora, também pela falta de ação das pessoas, dos políticos e das empresas, que veem a situação se agravar, causando ansiedade.

Além disso, a pesquisadora também falará sobre os impactos na saúde física das pessoas, reforçando um ponto que ela vem comentando em suas falas e trabalhos: o da injustiça climática. O conceito se relaciona ao fato de que os países que menos emitem gases do efeito estufa são os que mais sofrem o impacto das mudanças climáticas. “E isso envolve, obviamente, a nossa maneira de viver”, explica.

Mais palestras na agenda

Na quinta-feira, dia 7, haverá o seminário Alimentação Saudável e Políticas Públicas, a partir das 14h, uma parceria com a Feira Estadual da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Economia Solidária, também no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

O encontro conta com a presença de integrantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, para debater com integrantes de movimentos sociais, estratégias de garantir a soberania alimentar através de políticas públicas que contemplem a produção agroecológica. Participam Rogério Antonio Mauro (MDA), Jamil Habdala (Fetraf-SC), Marília Gaia (UFSC), Rita Maraschin (CONSEA), com mediação de Lucídio Ravanello.

Iela na Sepex

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela) terá uma programação intensa durante a Sepex. Um debate sobre a Costa Rica será realizado na, terça-feira, 5 de novembro, às 18h30, no auditório do CSE. O professor Jonathan Elizandro Orozco fala sobre o Lado B do país conhecido como o coração civil da América, por ter decidido não ter um exército. A partir de um documentário – Bachero – que mostra a dura vida de imigrantes nicaraguenses na Costa Rica e o livro “El Gaspar”, ele desvela uma realidade que é pouco conhecida pelos latino-americanos em geral.

Agenda cheia de atrações

Além das palestras, a Sepex 2024 terá outras atrações voltadas para a comunidade, gratuitamente. A Feira de Ciências e as Rotas Temáticas são eventos preparados para que as pessoas possam conhecer e interagir com projetos da UFSC. A semana também conta com atrações culturais e minicursos.

Fonte: Notícias UFSC