OMS diz que nova variante da covid, em circulação no Brasil desde setembro, está sob monitoramento

No Brasil, ela já está circulando desde setembro em três Estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina

Uma nova linhagem da covid-19 vem se espalhando pelo mundo e já foi detectada no Brasil. A mutação, chamada de XEC, é uma subvariante da Omicron e apareceu em junho deste ano, na Alemanha. O médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e ex-presidente da Anvisa, explica que essas variantes “surgem de tempos em tempos porque o vírus está continuamente sofrendo mutações e parte dessas mutações se sobrepõem às mutações anteriores, como é o caso da XEC”. 

A XEC foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “sob monitoramento” desde setembro, mas até o momento não está sendo considerada uma variante preocupante, embora sua disseminação seja rápida. No Brasil, ela já está circulando desde setembro em três Estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.  

A classificação “sob monitoramento”, dada pela OMS, tem a ver com as mutações, que podem conferir uma vantagem de crescimento em relação a outras linhagens em circulação. A XEC se espalhou rapidamente pela Europa, Américas, Ásia e Oceania. Mais de 35 países já registraram casos dessa variante.

Leia na íntegra: Jornal da USP