Enem: número de alunos concluindo o ensino médio que farão a prova salta de 54% para 91%

Entre as justificativas para o fenômeno, estão o primeiro ano do Pé-de-Meia, que paga R$ 200 pela prova, segundo O Globo

O aumento das inscrições do Enem neste ano se deu entre candidatos que ainda estão no ensino médio, mostram dados divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação da prova. Enquanto a quantidade de formados que vão fazer as provas nos dias 3 e 10 se manteve em torno de 1,8 milhões, o de formandos (alunos que cursam o 3º do ensino médio) passou de 1,4 mi para 1,6 mi — maior número desde 2018 — e o de treineiros (estudantes no 1º e no 2º ano) foi de 620 mil para 841 mil.

Entre as justificativas para esse fenômeno, estão o primeiro ano do Pé-de-Meia — programa do governo federal que paga uma bolsa mensal para jovens de baixa renda estudarem e que tem parcela extra de R$ 200 para os participantes que prestarem o Enem — e uma mobilização maior das redes de ensino para a realização da prova.

“Além do Pé-de-Meia, houve também um trabalho das secretarias estaduais de educação que surtiu muito efeito e fez com que a participação dos concluintes subisse bastante. Os secretários estaduais são decisivos nisso, porque eles têm acesso direto aos alunos, e o que vimos esse ano foi uma mobilização inédita. Eles se engajaram e alcançamos novos patamares de inscrição”, celebrou o presidente do Inep, Manuel Palacios.

Leia na íntegra: O Globo