Diretoria da Apufsc-Sindical questiona Reitoria da UFSC sobre processo de recadastramento institucional de docentes

Professores têm reclamado da série de documentos solicitados e da burocracia, que compromete o tempo dedicado ao ensino, pesquisa e extensão

O presidente da Apufsc-Sindical, Carlos Alberto Marques, enviou nesta quarta-feira, dia 23, ofício ao reitor Irineu Manoel de Souza, em que solicita esclarecimentos a respeito do processo de recadastramento institucional, conduzido pela Administração Central que, por meio de ofício, solicita que docentes enviem uma série de documentos impreterivelmente até dia 7 de novembro de 2024.

Entre os conteúdos solicitados estão os diplomas, o Lattes e um arquivo com todas as produções dos últimos três anos de cada docente. A solicitação tem sido questionada por professores e professoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para o professor Paulo Emílio Lovato, do Departamento de Engenharia Rural, “já é parte da cultura da universidade passar para os docentes tarefas que não são nossas”.

No ofício enviado à Reitoria, a Apufsc destaca que “essa solicitação não é sobre a necessidade de recadastramento institucional, mas quanto a responsabilidade docente no fornecimento de tais informações, dado que são públicas – a exemplo do CV Lattes – e outras já entregues à UFSC quando
do ingresso no concurso e nas progressões funcionais”.

A Diretoria do sindicato também registra o estranhamento quanto ao preenchimento de um formulário do Google para envio do material solicitado. “Algo que se agrava pois há o pedido de envio de cópias eletrônicas de artigos com direito autoral detido por periódicos para uma plataforma privada, o que pode implicar responsabilidades aos docentes”.

Por fim, o presidente do sindicato ressalta que “o tempo de trabalho docente para as atividades fins – ensino, pesquisa e extensão – é uma condição essencial para a qualidade da UFSC”, e solicita que a gestão universitária “evite, sempre que possível, que a burocracia afete esse objetivo institucional”.

Confira o ofício na íntegra:

Resposta da UFSC

O ofício enviado pelo presidente da Apufsc ao reitor foi respondido pelo Departamento de Gestão da Informação (DPGI), na manhã de quinta-feira, dia 24, da seguinte forma:

“Entendemos a preocupação e lamentamos o inconveniente, mas, diante da visita intempestiva do MEC marcada para 11/11/2024 e o tempo exíguo para juntar todas as documentações exigidas ao processo de recredenciamento institucional, a Setic desenvolveu esse formulário como a alternativa mais rápida para obtenção das informações, sendo permitido o acesso somente aos usuários com IdUFSC habilitado na plataforma em questão, visando a prevenção e segurança no envio das informações”.

Mais tarde, após a publicação da matéria no site da Apufsc, a Secretaria do Gabinete do Reitor respondeu que o professor Irineu solicitou à professora Andréa Cristina Trierweiller, secretária de Planejamento e Orçamento (Seplan) da UFSC, que entre em contato com o presidente da Apufsc “no sentido de esclarecer pessoalmente” sobre o assunto, “como feito em reunião no gabinete com os diretores” de centro.

Imprensa Apufsc