Tributo ao professor Lúcio José Botelho acontece nesta sexta-feira, dia 11, na UFSC

Homenagens marcam o sétimo dia de falecimento do ex-reitor

Durante a tarde desta sexta-feira, dia 11, amigos, familiares e ex-colegas prestam homenagens pelo sétimo dia de falecimento do professor e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lúcio José Botelho. Às 13h30, no templo ecumênico da universidade, no campus Trindade, ocorre uma celebração ecumênica em memória do professor. Mais tarde, às 15h, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Conselho da Unidade realiza uma sessão extraordinária em tributo a Lúcio. Na sequência, será plantada uma muda de árvore em sua memória.

Lúcio José Botelho faleceu na manhã da última sexta-feira, dia 4, aos 71 anos. Natural de Florianópolis e graduado no curso de Medicina da UFSC em 1997, ele atuou como docente da instituição por 45 anos, desde março de 1979. Como reitor, assumiu a gestão entre 2004 e 2008, depois de exercer o cargo de vice nos períodos entre 1996 e 2000, e 2000 e 2004.

Lúcio fez especialização em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz, além de mestrado e doutorado pela UFSC na mesma área. Como docente, foi chefe de departamento e diretor do CCS, além de coordenador do programa de residências médicas e da residência multiprofissional em saúde da família.

Nos últimos anos, atuava como professor associado Adjunto IV nos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva e Profissional em Saúde Mental. O professor foi, ainda, um dos pioneiros no projeto de extensão dos ambulatórios periféricos da UFSC, e participou da Pastoral da Saúde.

Ao longo de sua extensa carreira, Botelho também chefiou o Serviço de Saúde Pública do Hospital Universitário (HU), foi consultor da Organização Pan-americana de Saúde e coordenou a Comissão Contra o Uso Abusivo de Drogas. A dependência química, inclusive, foi um dos principais temas de suas áreas de atuação, que incluiam, ainda, epidemiologia e mortalidade materna.

Recentemente, coordenou os projetos de Formação em Auriculoterapia e o Curso de Acupuntura para profissionais da Atenção Básica.

Imprensa Apufsc