Professor da UFSC conquista prêmio por contribuição na área de engenharia de automação e sistemas

Júlio Elias Normey Rico faz parte do departamento e do programa de pós-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas

O professor Júlio Elias Normey Rico, do departamento e do programa de pós-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi agraciado com o Prêmio Teoria e Aplicações em Controle Automático, da Sociedade Brasileira de Automática (SBA). A premiação reconhece contribuições notáveis para a engenharia, ciência e tecnologia de sistemas de controle e automação no Brasil, assim como contribuições técnicas significativas e serviços de longo prazo prestados à SBA.

O professor receberá o prêmio durante o XXV Congresso Brasileiro de Automática (CBA), que ocorre de 15 a 18 de outubro, no Centro de Convenções Windsor, no Rio de Janeiro. O congresso é uma realização da SBA, com organização da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e apoio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e da UFSC.

De acordo com a SBA, no processo de avaliação e julgamento dos pesquisadores e profissionais, são considerados os seguintes critérios: natureza seminal da contribuição, realização singular, impacto prático, amplitude e profundidade das contribuições, precedência histórica e qualidade da indicação. Com mais de 30 anos de ensino e pesquisas acadêmicas na UFSC, o professor Normey Rico desenvolveu teorias e práticas para o controle de processos com atraso e suas aplicações em sistemas de energias renováveis na área de automação e sistemas.

Sobre Júlio Normey Rico

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Nacional de La Plata (1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela UFSC (1989) e doutorado em Robótica Automática e Eletrônica pela Universidade de Sevilla (1999). Atualmente, é professor titular da UFSC, ​​coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas e ​pesquisador 1A do CNPq, com projetos em áreas de energia. Também coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Controle e Automação de Processos de Energia, é pesquisador associado do Research Center for Cyber-physical Systems Security (SecCPS) e editor da SBA Press, uma editora de livros na área de controle e automação em parceria com a editora Blucher, além de editor associado da revista Frontiers in Control Engineering e membro permanente do comitê consultivo do International Renewable Energy Congress (Irec). Tem experiência na área de Engenharia de Controle e Automação, com ênfase em Controle de Processos, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de sistemas com atraso e controle preditivo, com aplicações em diversos setores da indústria, principalmente em petróleo e gás natural e energias renováveis.

Fonte: Notícias UFSC