Professora de Direito da UFSC e TJSC formalizam Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Acesso à Justiça

Iniciativa promete integrar conhecimentos acadêmicos e práticos, proporcionando um avanço nas discussões e práticas ligadas à justiça social e aos direitos fundamentais em Santa Catarina

A convite da Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a professora Grazielly Alessandra Baggenstoss, do departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), irá coordenar o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Acesso à Justiça. A iniciativa, formalizada no início de setembro, tem como objetivo promover a atualização e o aprofundamento técnico sobre temas relacionados a direitos humanos, relações de gênero, relações raciais e ao impacto das novas tecnologias, visando à melhoria da prestação jurisdicional no estado.

O Núcleo será liderado por Kedma de Souza, que foi orientanda da docente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito da UFSC. Kedma é servidora do TJSC e atua na Corregedoria, com foco em questões relacionadas aos direitos humanos. O grupo também é composto por magistrados, servidores do TJSC e pesquisadores da UFSC.

Reunião de alinhamento do NEP, com participação da professora Grazielly, Kedma e da equipe da Academia Judicial do TJSC, na última sexta-feira, 13 de setembro. Foto: Acervo pessoal
Reunião de alinhamento do NEP, na última sexta-feira, dia 13 (Foto: Acervo pessoal)

Segundo a professora, a iniciativa promete integrar conhecimentos acadêmicos e práticos, proporcionando um avanço nas discussões e práticas ligadas à justiça social e aos direitos fundamentais em Santa Catarina. Também está prevista a produção de um material informativo e de capacitação para o TJSC.

A primeira reunião de alinhamento do NEP ocorreu na última sexta-feira, dia 13, e contou com a participação da Academia Judicial do Tribunal, liderada pela chefe da Seção de Pesquisa, Karla Schuch Martins Magalhães. O encontro teve como foco o planejamento das atividades futuras do núcleo, que busca contribuir com a criação de diretrizes e estudos que possam melhorar o acesso à justiça e a equidade no sistema judicial.

Fonte: Notícias UFSC