Mais de 500 livros arrecados foram distribuídos nesta sexta-feira, na praça Santos Dumont, em frente à UFSC
Mais de 500 livros foram arrecadados pela Apufsc-Sindical para a campanha ‘Mais Livros, Menos Armas: Pela Educação e pela Paz’, idealizada pelo Instituto Humaniza SC. As obras foram distribuídas na última sexta-feira, dia 6, na Praça Santos Dumont, em frente à Igrejinha da UFSC, no bairro Trindade. O objetivo da iniciativa é disponibilizar os livros doados à população, com o intuito de fortalecer a educação, apoiar os profissionais da área e as escolas.
“Essa campanha vem ao encontro dos objetivos do nosso Instituto e também da Apufsc, porque nós queremos valorizar a educação, a cultura, a ciência e as artes. Todo ódio, violência e armas não ajudam nem as pessoas nem a sociedade a serem melhores”, disse Ideli Salvatti, coordenadora do Instituto Humaniza. Santa Catarina é o 4º estado com mais armas no país, apesar de ocupar a 10ª posição em termos de população, de acordo com o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
“A campanha tem o objetivo de estimular a leitura, a troca de livros, a reflexão, a conversa e a solidariedade, em detrimento do armamento da população, do uso de armas e da forma violenta como as pessoas lidam com seus problemas. A gente acredita numa cultura de paz, que certamente produzirá efeitos muito positivos para o nosso estado”, acrescentou Adriano Luiz Duarte, vice-presidente da Apufsc.
A campanha surgiu após a prefeita de Canoinhas publicar um vídeo nas redes sociais jogando livros da biblioteca municipal no lixo. De acordo com Marta Vanelli, membro do Instituto Humaniza, esse também é um movimento de conscientização e coleta de assinaturas para evitar que o porte de arma seja regulamentado em Santa Catarina, através de uma lei estadual. “Além de as pessoas poderem fazer seu livro circular, pegar um livro de graça, levar para ler e depois, se quiser, na semana seguinte devolver para que outra pessoa o leve, a campanha também tem esse caráter de mobilização e de nós nos organizarmos”, explicou Marta.
Iniciada em maio, com um manifesto assinado por mais de 30 entidades, incluindo a Apufsc, a campanha ‘Mais Livros, Menos Armas’ já distribuiu obras em Curitibanos, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Joinville e Itajaí. Em Florianópolis, os livros são distribuídos geralmente às terças-feiras, no Centro da cidade. O Instituto estima que mais de 1.500 exemplares já tenham sido arrecadados e estão sendo doados.
Veja a galeria de fotos:
Leticia Schlemper
Impresa Apufsc