Portal de Periódicos UFSC publica normativa sobre alteração de autoria conforme identidade de gênero

Iniciativa se adequa à legislação vigente e com o cenário da comunicação científica nacional e internacional

O Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou uma normativa que visa adequar as políticas editoriais de suas revistas científicas hospedadas considerando a identidade de gênero. Esta iniciativa responde às necessidades manifestadas pelas pessoas autoras, além de se alinhar com a legislação vigente e com o cenário da comunicação científica nacional e internacional, sobretudo a partir de orientações de entidades como o Committee on Publication Ethics (Cope).

Desenvolvida com a colaboração de editores de periódicos, da Coordenação de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero da UFSC, e revisada pela Scientific Electronic Library Online (SciELO), a normativa introduz um conjunto de diretrizes para a alteração de nomes de autoria em artigos científicos já publicados nos periódicos editados pela UFSC.

O documento aborda a temática da identidade de gênero sob duas perspectivas principais. Primeiramente, estabelece a transparência nas políticas editoriais dos periódicos vinculados à UFSC, que devem informar publicamente sobre a possibilidade de alteração do nome de autoria, reafirmando seu compromisso com a diversidade e igualdade na comunicação científica.

Em seguida, define os procedimentos a serem seguidos pelos periódicos ao receber solicitações de alteração de nome por parte das pessoas autoras, oferecendo orientações para a realização das mudanças em textos já publicados de forma respeitosa e discreta, protegendo a privacidade do solicitante e assegurando a correta aplicação dos procedimentos técnicos no fluxo editorial. Todo o processo de alteração de nome deverá ser conduzido prezando pela confidencialidade das informações fornecidas pela pessoa solicitante, sem a necessidade de publicar erratas ou notificações públicas.

Confira a normativa na íntegra:

Fonte: Notícias UFSC