Programa de Ativação dos Aposentados da Apufsc inicia ciclo de palestras em parceria com a Associação Nacional de Gerontologia em SC

Primeira palestra será no dia 6 de setembro, às 15h, na sede do sindicado no campus da UFSC em Florianópolis

O Programa de Ativação dos Aposentados (PAA) da Apufsc-Sindical convida filiados e filiadas para participar, uma vez ao mês, do Ciclo de Palestras da Associação Nacional de Gerontologia em Santa Catarina (ANG-SC) sobre temas ligados ao processo de envelhecimento. A primeira palestra será no dia 6 de setembro, às 15h, na sede do sindicado no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Primeira palestra será com Heloisa Dallanhol, jornalista, membro da Diretoria da ANG-SC (Foto: Henrique Almeida/UFSC)

Na ocasião, Heloisa Dallanhol, membro da Diretoria da ANG-SC, falará sobre as ações desenvolvidas nos 35 anos de existência da entidade e sobre o que ela tem a oferecer aos participantes do PAA. Um café de confraternização será oferecido aos participantes.

Sobre a ANG-SC

Fundada em 1989, a ANG-SC é uma organização de natureza técnico-científica, de âmbito estadual, constituída sob forma de associação de direito privado, de fins não econômicos, e tem por finalidade contribuir para a melhoria das condições de vida da população idosa de Santa Catarina. Desenvolve ações voltadas ao envelhecimento humano e defende os direitos da população idosa catarinense, dentre outros objetivos.

Integra o Conselho Estadual do Idoso (CEI) de Santa Catarina, como representante não governamental, desde a criação deste órgão na década de 1990, e tem assento no Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis e em outros conselhos municipais do estado. A entidade congrega profissionais de áreas diversas e presta assessoria técnico-científica para formulação de políticas públicas ou implementação de programas.

Parceria com a Apufsc

Considerando sua interdisciplinaridade, a ANG-SC se propõe a contribuir com o PPA da Apufsc, participando mensalmente com exposições de filiados e filiadas do sindicado, com palestras que duram em torno de 1h30, incluindo tempo para perguntas e respostas.

Na primeira, Heloisa Dallanhol fará a apresentação institucional e trará uma relação de temas para sondar o interesse dos participantes do programa, a fim de organizar os próximos encontros. Entre os assuntos que poderão ser abordados estão: envelhecimento da população catarinense (dados do censo 2022); combate à violação dos direitos das pessoas idosas; prevenção de quedas em pacientes idosos ativos; finitude e diretrizes antecipadas da vontade; Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs); informações genéricas sobre direitos civis de especial interesse para pessoas idosas, tais como: casamento após os 70 anos, divórcio, testamentos e planejamento sucessório, curatela e tomada de decisão apoiada, dentre outros.

Se confirmados, esses temas poderão ser abordados nos meses seguintes. Ao final desses encontros, pode ser formado um grupo de discussão sobre gerontologia sob coordenação da ANG-SC e com participantes do PAA, para definição dos temas seguintes, até o fim de 2024, podendo se estender até 2025.

Imprensa Apufsc