Apenas 28 pessoas votaram pela desfiliação do Proifes
Com 477 votos (92%), os docentes filiados ao Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub) decidiram, nesta sexta-feira, dia 16, manter a filiação da entidade ao Proifes-Federação. A consulta contou com a participação de 518 pessoas, das quais 28 votaram a favor da desfiliação e 13 se abstiveram. A discussão sobre o tema ocorreu em duas etapas: pela manhã, a Apub realizou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) online, onde docentes puderam defender a manutenção ou saída da Apub da Federação, e, à tarde, aconteceu a votação eletrônica pela plataforma Panagora.
A presidente em exercício da Apub, Clarisse Paradis, ressaltou que o resultado da assembleia “reflete que os/as docentes filiados/as da Abub apoiam um sindicato independente, de base estadual e com autonomia para escolher sua atuação nacional, que é por meio do Proifes-Federação”.
O presidente do Proifes, Wellington Duarte, também comentou sobre a votação. “Essa gigantesca vitória demonstra que o Proifes, que vem enfrentando a barbárie sindical, recebeu o apoio da base da Apub-Sindicato, e isso fortalece nosso esforço em revigorar o Movimento Docente”.
Sobre a Apub
A Apub foi criada como associação de docentes em 6 de agosto de 1968, em reação à invasão da Polícia Militar na Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) durante a ditadura militar. A entidade é composta por professores e professoras das Universidades Federais da Bahia (UFBA), do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Sul da Bahia (UFSB), do Oeste da Bahia (UFOB), do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e do campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
Imprensa Apufsc
Com informações do Proifes-Federação