MEC promove ação voltada à Política Nacional de Permanência Materna

O formulário é direcionado para discentes de graduação, pós-graduação e pós-doutorandas vinculadas a qualquer instituição de ensino

A Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (Prae) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou formulário disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para a construção da Política Nacional de Permanência Materna. O documento, que pode ser acessado neste link, visa mapear discentes do ensino superior que tenham filhos, buscando entender os desafios na conciliação entre a rotina familiar e a vida acadêmica.

O MEC instituiu um Grupo de Trabalho para implementação da política e convocou para participar da ação estudantes mães e pais dos cursos de graduação e pós-graduação. “Destaca-se que o mapeamento poderá subsidiar o desenvolvimento de ações que possam contribuir para a permanência e manutenção dos estudos de discentes com filhos no contexto universitário nacional, culminando numa Política Pública visando a permanência materna/paterna nas Instituições de Ensino”, traz a descrição do formulário.

Além desta iniciativa, o GT do MEC organiza também fóruns que irão ocorrer nas cinco regiões do país. No Sul, o 1º Fórum Regional Materno-Estudantil está marcado para esta sexta e sábado, dias 16 e 17 de agosto, e será realizado de forma remota. O Fórum visa permitir a participação ativa de estudantes mães, servidoras e parceiras de diversas regiões, com o propósito de compreender melhor a realidade materno-estudantil, debater as políticas de apoio às maternidades no ambiente acadêmico e elaborar propostas que serão encaminhadas ao Grupo de Trabalho.

O GT foi criado a partir dos Coletivos Maternos nas Instituições de Ensino Superior, com a participação do Coletivo MãEstudantes da UFSC, em colaboração com a Associação de Mães Pesquisadoras, Estudantes e Trabalhadoras (Ampet). O evento está organizado em quatro eixos de discussão, cada um abordando um aspecto específico da realidade materno-estudantil.

Fonte: Notícias UFSC