Influenciadores de ciência atraem milhões nas redes com experimentos e combate a fake news

Egresso da UFSC é um dos destaques de reportagem da Folha

Em uma roda de conversa entre calouros e veteranos do curso de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um aluno recém-chegado afirmou que escolheu aquele curso e aquela universidade porque era fã do canal Ciência Todo Dia, criado por Pedro Loos em 2013. “Naquele momento, eu percebi que meu trabalho estava atingindo um nível especial”, relembra o criador de conteúdo, que também foi estudante da UFSC no mesmo curso de seu seguidor.

Seja em vídeos curtos ou mais longos na plataforma do Google, personalidades da internet que falam sobre ciência e o funcionamento do mundo influenciam a audiência ao desmentir fake news, oferecer dicas de experimentos científicos e explicar como as coisas funcionam. Loos tem, inclusive, seu próprio comitê científico e jornalístico por trás das câmeras.

“Meu objetivo é ser lembrado pela informação acurada”, diz. “E, por isso, é importante ter humildade e saber que o linguajar acadêmico não é amplamente compreendido, então precisamos de ajuda.”

O aspecto da monetização do trabalho na produção de conteúdo sobre ciência é um dos maiores desafios. Para pagar as contas pessoais e dos negócios, eles fecham parcerias com empresas, institutos de pesquisa, universidades e, em alguns casos, marcas.

Leia na íntegra: Folha de S.Paulo