Dois representantes da UFSC são vencedores da 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico

Ligia Giovanella, médica graduada na UFSC, e Leonardo Castro Maia, doutor em Ciências Humanas pela universidade, receberam a premiação

A cerimônia de premiação da 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais, foi realizada na noite desta terça-feira, dia 6, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a cerimônia consagrou os vencedores das 29 categorias, distribuídas nos eixos de Ciência e Cultura e Prêmios Especiais.

“Atenção Primária à
Saúde em Municípios Rurais
Remotos no Brasil” tem entre
os autores Ligia Giovanella,
médica formada pela UFSC
(Foto: Fiocruz/Divulgação)

Seis representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estavam entre os finalistas. Deles, dois foram vencedores: Ligia Giovanella, médica graduada na instituição e uma das autoras de Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil, ao lado de Adriano Maia dos Santos, Aylene Bousquat, Márcia Cristina Rodrigues Fausto e Patty Fidelis de Almeida; e o doutor em Ciências Humanas pela UFSC, Leonardo Castro Maia, com o livro Água e conflitos socioambientais: tratamento no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Além de receberem a estatueta dourada do Prêmio Jabuti Acadêmico, os autores premiados em cada categoria recebem R$ 5 mil. Realizado pela CBL com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), essa é uma distinção anual inédita destinada a obras acadêmicas publicadas em língua portuguesa no Brasil.

A premiação tem como foco obras científicas, técnicas e profissionais, reconhecendo e divulgando autores e editores destacados nesses segmentos. O objetivo é incentivar e valorizar a excelência na produção acadêmica nacional, buscando reconhecer contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país.

“Água e conflitos socioambientais”
é de autoria de Leonardo Castro Maia,
doutor pela UFSC
(Foto: Dialética/Divulgação)

“O Jabuti Acadêmico inicia seu primeiro ano premiando grandes nomes da literatura acadêmica brasileira, ajudando a reconhecer a riqueza da produção nacional. Estamos honrados em promover este reconhecimento. A CBL reafirma seu compromisso com a valorização da produção acadêmica no Brasil. Esta premiação não só celebra a excelência acadêmica, mas também fortalece nosso papel fundamental na difusão do conhecimento e na promoção da cultura, elementos essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade informada e inovadora”, avalia Sevani Matos, presidente da CBL.

Para Marcelo Knobel, curador do prêmio, a criação da nova premiação destaca a importância da produção acadêmica: “Esta noite foi uma celebração da produção científica, técnica e profissional brasileira. O prêmio foi uma grata surpresa para nós e para o mercado, que, mesmo em sua primeira realização, obteve 1.953 obras inscritas“.

Obras vencedoras de representantes da UFSC

Categoria: Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social
1º Lugar – Título: Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil | Autor(a): Ligia Giovanella, Aylene Bousquat, Adriano Maia, Patty Fidelis de Almeida, Márcia Cristina Rodrigues Fausto | Editora(s): Editora Fiocruz

Categoria: Geografia e Geociências
1º Lugar – Título: Água e conflitos socioambientais: tratamento no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos | Autor(a): Leonardo Castro Maia | Editora(s): Editora Dialética

::: Acessa a lista completa de premiados

Imprensa Apufsc