Plano Brasileiro de Inteligência Artificial prevê investimentos de R$ 23 bilhões

Após entrega de proposta ao presidente Lula na abertura da 5ª CNCTI, secretário-geral do MCTI apresentou mais detalhes sobre o documento

Seguindo com a programação da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Fernandes, apresentou, na noite de terça-feira, dia 29, mais detalhes sobre o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).

A proposta do PBIA foi elaborada pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu seu texto final na abertura da 5ª CNCTI. Agora, cabe a Lula e sua gestão analisarem efetivamente o plano para, assim, ocorrer a sua implementação.

“Para a concepção do plano, nós partimos da compreensão transformadora que a Inteligência Artificial possui. Só que, para usufruirmos de seus benefícios, é necessário um aumento da capacitação tecnológica do país, além da formação de mais talentos humanos”, explicou o secretário-executivo do MCTI no início de sua fala.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência