UFSC e universidade dos EUA promovem desafio internacional de uso de IA nas áreas da saúde e mobilidade

O evento foi promovido pelo Lemme Lab, um grupo de pesquisa e laboratório do Departamento de Design e Expressão Gráfica da UFSC

Apoio de pulso aquecido para os dias frios, ideal para quem utiliza o mouse por longos períodos, e bicicletas transportáveis, que podem ser carregadas em ônibus, são as ideias elaboradas por estudantes do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Academy of Art University de San Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Parte da equipe participante do desafio
(Foto: UFSC/Divulgação)

As criações foram respostas ao desafio conjunto de Design entre as duas instituições, utilizando ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (IAGen). O evento foi promovido pelo Lemme Lab, um grupo de pesquisa e laboratório do Departamento de Design e Expressão Gráfica da UFSC, em parceria com a universidade norte-americana, no dia 17 de julho.

O desafio foi dividido em duas etapas: a primeira abordou o tema saúde e bem-estar e a segunda, mobilidade urbana. O objetivo foi analisar como estudantes utilizavam IAGen no processo criativo de soluções de design.

Na UFSC, o evento, intitulado Hackathon GenAI, foi coordenado pelo professor Júlio Monteiro Teixeira, que atua no curso de Design e nos programas de Pós-Graduação em Design e em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC).

“É uma oportunidade ímpar para que os alunos da UFSC se conectem com indivíduos de diferentes nacionalidades, permitindo interação com culturas, ideias e abordagens distintas de projetos”, comentou Teixeira.

Leia na íntegra: Notícias UFSC